Araucária

Quem não tem o Cartão Nacional de Saúde precisa agilizar o documento em Araucária

51_cartao_sus-2Mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária faz um apelo à população para que faça seu Cartão Nacional de Saúde. O reforço nesse pedido tem sido feito desde 2012, quando o Ministério da Saúde começou a incentivar o uso desse documento para que seja criado um cadastro nacional de usuários no país. Em março deste ano, mais uma medida aponta para a necessidade do cartão, pois os atendimentos realizados sem o documento não serão contabilizados pelo Ministério da Saúde, como informa a nota técnica 003/2015 (CGSI/DRAC/SAS/MS).

A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que cerca de 40% dos munícipes de Araucária não tenham ainda o documento. Todas as unidades de saúde possuem usuários que ainda não fizeram o cartão, mas algumas estão em uma situação mais problemática, como Santa Mônica, Industrial, Costeira, Califórnia, CSU e Boqueirão.

Por isso, quem ainda não fez o Cartão Sus deve procurar uma unidade básica de saúde para a confecção do documento. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. O cartão é de graça e ajuda a agilizar a marcação de consultas e exames, o acesso a medicamentos, cirurgias, vacinas e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.

Por que fazer?

Além de menos recursos repassados para o município, o prejuízo para atendimentos realizados sem o cartão se estende ao banco de dados do Ministério da Saúde, pois é ele que permite a avaliação e planejamento das políticas públicas na área.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.