Mundo

Queda de guindaste na Grande Mesquita de Meca deixa 107 mortos

Da Agência Brasil

 

Pelo menos 107 pessoas morreram e 238 ficaram feridas devido à queda de um guindaste no interior da Grande Mesquita da cidade de Meca, local mais sagrado do Islã. O acidente aconteceu ontem (11) e foi provocado pelo forte temporal que atinge a região, de acordo com a autoridade de Defesa Civil da Arábia Saudita

A Grande mesquita de Meca é a mais sagrada do Islã e destino da peregrinação do Hajj, com início previsto o fim deste mês setembro. O local costuma estar lotado às sextas-feiras, o dia sagrado do islamismo.

Quinze equipes da Defesa Civil participaram das operações de socorro às vítimas, em colaboração com a Cruz Vermelha e o Ministério da Saúde.

Diversos vídeos e fotografias difundidos nas redes sociais mostram numerosos corpos ensanguentados no chão da mesquita, que estava cheia no momento do acidente.

O guindaste que tombou no interior do templo estava sendo utilizado para obras destinadas a restaurar e ampliar o recinto. No momento do acidente, a cidade saudita estava sob forte chuva.

O complexo religioso abriga a Kaaba, uma grande construção em forma de cubo que os peregrinos circundam por sete vezes, e em direção à qual os muçulmanos rezam cinco vezes por dia.

Investigação

O governador da região de Meca, príncipe Khaled al-Faiçal, ordenou a abertura de um inquérito sobre o incidente, que ocorreu quando a Arábia Saudita se prepara para receber centenas de milhares de peregrinos para o Hajj, um dos cinco pilares do Islã e que todo fiel deve cumprir pelo menos uma vez na vida.

De acordo com a agência oficial saudita SPA, até essa sexta-feira, cerca de 800 mil peregrinos já tinham chegado ao país para a celebração do Hajj.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.