Araucária

Queda de 30% na arrecadação de materiais recicláveis em Araucária preocupa

No último mês, a coleta de materiais recicláveis realizada pela empresa contratada pelo município de Araucária registrou queda de 30%, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Esta constatação preocupa tanto pelo lado ambiental como pelo social, visto que dezenas de catadores do município trabalham na triagem desses materiais que são entregues no Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis (CPTMR). O trabalho social, apoiado pela Prefeitura, gera renda para estes trabalhadores, que dependem da quantidade de material coletado.

Uma das explicações para esta forte queda na arrecadação dos materiais recicláveis está na coleta feita irregularmente por cidadãos não cadastrados pelo município. É importante salientar que a coleta clandestina, armazenada em locais improvisados e inadequados, pode ocasionar o surgimento de roedores e outros animais que representam riscos à saúde das pessoas.

A SMMA, com sua equipe de fiscalização, está atenta à situação e esclarece que a coleta irregular é passível de multa e até de apreensão do veículo. Há relatos de moradores que viram carro particular passando antes do horário previsto da coleta oficial, recolhendo esses materiais recicláveis. Os moradores podem ajudar na fiscalização comunicando a equipe da SMMA (telefone 3614-7480) ou a Guarda Ambiental (telefone 153) para que se possa dar o flagrante e que sejam tomadas as devidas providências.

Triagem – Os catadores que trabalham no Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis fazem a triagem desses materiais recicláveis que serão destinados para a venda e geração de renda aos mesmos. Porém, este trabalho seria mais fácil e lucrativo se os moradores colaborassem na hora de separar o lixo comum do material reciclado.

É comum encontrar restos de comida, papel higiênico e outros lixos misturados com papelão, caixas de leite, alumínio, vidro, garrafas pet, o que torna o trabalho mais demorado e gera menos recursos para estes trabalhadores.

Em Araucária, a coleta seletiva é feita duas vezes por semana, na região central e uma vez, nos bairros. CLIQUE AQUI e confira os dias da coleta seletiva na área urbana.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.