Paraná

Quase 70% dos atendimentos feitos pelo Siate são acidentes de trânsito

noticia_892829_img1_7f1interO Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) do Paraná completa 25 anos de história neste mês. Concebido no Estado com base em uma experiência norte-americana, o serviço inaugurou em 1990 um novo modelo de atendimento pré-hospitalar no Brasil, dedicado ao resgate e assistência às vítimas de trauma, como acidentes de trânsito e violência interpessoal.

De 1990 pra cá, mais de 300 mil ocorrências de diversas naturezas já foram atendidas pelo Siate em Curitiba e na Região Metropolitana. Isso representa uma média de 60 atendimentos por dia, número que praticamente dobra durante os fins de semana. Quase 70% dos atendimentos dizem respeito a acidentes de trânsito.

De acordo com o diretor da Rede Paraná Urgência e um dos primeiros médicos do Siate, Vinícius Filipak, o serviço preencheu uma lacuna no atendimento pré-hospitalar e melhorou as condições de socorro às vítimas. “Em casos de urgência e emergência, cada minuto é decisivo para se salvar uma vida. Além de aumentar as chances de sobrevivência do paciente, o socorro imediato e eficiente reduz o risco de sequelas e ainda diminui o tempo de recuperação da vítima”, informou.

Em Curitiba, o tempo médio entre o acionamento do serviço pela Central 193 até a chegada da equipe do Siate ao local da ocorrência varia de 5 a 10 minutos. “Esta é uma das marcas do Siate. O atendimento ágil é fruto do trabalho sério desenvolvido pelos profissionais do Corpo de Bombeiros, Secretarias de Saúde e Segurança envolvidos no projeto”, explicou o coordenador médico do Siate, Edison Teixeira.

Disponível inicialmente apenas na Capital, o serviço foi expandido para outras cidades do Estado, com uma frota de 113 ambulâncias. O trabalho é feito integrado com o Corpo de Bombeiros e as equipes atuam com abrangência regional.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.