Araucária

PSICOLOGIA NO AR: Como reconhecer um ataque de ansiedade

POR ANDRESSA KASECKER / ARAUCÁRIA NO AR

 

A ansiedade é basicamente um mecanismo de defesa, é um sistema de alerta que nos faz sentir tensão, preocupação ou medo. Em seu normal ela melhora o desempenho e a capacidade de antecipação de resposta. Porém quando fora do controle a ansiedade pode tomar rumos preocupantes, que causam distúrbios.

Acreditamos que determinadas experiência nos tragam dor por comparação com experiências que já vivemos no passado. Assim, agimos no presente baseando-nos nas aprendizagens do passado, fugindo à dor, tendo medo de viver experiências dolorosas.

Esta incongruência, em que sentimos o que não queremos sentir, acontece como uma reação mental às experiências traumáticas no passado que pretendemos evitar, mesmo que não estejam presentes os mesmos elementos agressores.

Para que identificarmos os sintomas de uma crise de ansiedade é necessário primeiramente conhece-los,  alguns deles são:

– Batimento cardíaco acelerado

– Dificuldade para respirar

– Tontura

– Suor

– Insônia

-tensão muscular

– tremores

– Confusão mental

No entanto dependo da intensidade do medo que a pessoa está sentindo tais sintomas podem ter intensidades diferentes e aparecer de formas diferenciadas

  . Existem tratamentos que podem ajudar o controle da ansiedade, em algumas situações é necessária a intervenção medicamentosa, porém o tratamento psicológico é extremamente necessário, é onde a causa dos problemas será descoberta e tratada para que o problema não persista.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.