Paraná

Protesto pode acabar em greve de ônibus

Ligeirinho-CuritibaMotoristas e cobradores de Curitiba realizaram, na tarde de ontem, um protesto na Praça Rui Barbosa, na região central da capital. Eles bloquearam o trânsito por cerca de uma hora — nenhum ônibus deixou o terminal da praça. O manifesto foi pelo que o Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc) chama de represália contra os sindicalistas. A categoria não descarta uma greve caso os trabalhadores demitidos não sejam reintegrados.
Segundo o sindicato, desde março deste ano pelo menos ito sindicalistas da base do Sindimoc teriam sido demitidos. Para o Sindimoc, uma clara perseguição aos trabalhadores que atuam no sindicato. A perseguição aos dirigentes sindicais e o cerceamento da atividade sindical contrariam artigo 8º da Constituição Federal Brasileira e a Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), defende o Sindimoc.
Ainda conforme o sindicato, as demissões começaram depois de janeiro e fevereiro, meses em que a categoria realizou diversas manifestações em Curitiba e região, sobretudo contra os atrasos dos salários. Dos oito demitidos, o sindicato teria conseguido — por meio de mobilização — que quatro fossem suspensos.
Ainda durante a manifestação da tarde de ontem, o sindicato não descartou chamar uma assembleia para deflagrar uma greve caso os outros trabalhadores não sejam recontratados. Já o sindicato das empresas de ônibus disse que nenhuma das demissões foi de pessoas com estabilidade.
Na semana passada, o Sindimoc realizou uma manifestação nas viações São Braz e Piraquara. O sindicato acusava as empresas de tentar demitir dois motoristas, que seriam dirigentes sindicais. Com a mobilização, as empresas teriam voltado atrás.
Com a paralisação das linhas de ônibus na Praça Rui Barbosa, o trânsito de carros ficou prejudicado nas ruas da região. Muita lentidão na Rua Desembargador Westphalen, desde a Praça Zacarias até a Rua André de Barros, como também nas ruas Visconde de Nácar e 24 de Maio.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.