Araucária

Projeto piloto é pioneiro no país na oferta de atendimento neuropsicológico a alunos da Educação Especial de Araucária

A Psicologia que atua no Serviço de Saúde Especial, em Araucária, iniciou neste semestre um projeto-piloto de atendimento Neuropsicológico para alunos do CMAEE – Área Intelectual – Joelma do Rocio Túlio. Este modelo de avaliação e reabilitação é inédito no país pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como foco o desenvolvimento cognitivo (inteligência) e das funções executivas (funções psicológicas superiores), incluindo a atenção, planejamento, percepção, memória, pensamento, controle dos impulsos, além da parte emocional. A ação da equipe de Saúde Especial, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), conta com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Após avaliação, o atendimento em Neuropsicologia consiste em cinco encontros com o aluno e participação de um familiar. De acordo com a responsável pelo projeto, o objetivo de incluir a família nas sessões é de proporcionar maior acolhimento e confiança no estudante, bem como motivá-lo e reforçar de forma positiva cada tentativa e avanços alcançados. “A ideia é que algumas atividades possam ser reproduzidas em casa com o objetivo de maximizar os resultados”, explica a Neuropsicóloga Adiele M. S. Corso, responsável pelo projeto-piloto.

Cilza Henrique de Oliveira, moradora no São Francisco, é mãe de uma aluna que já participou dos cinco encontros. Ela conta que percebeu melhora na capacidade de organização e de planejamento da filha em casa. Segundo ela, a filha passou a tomar banho sozinha e a ir para a cama dormir por conta própria. Antes, ela falava que não conseguia fazer as coisas. Hoje, mesmo que não consiga, ela faz questão de tentar, ressaltou a mãe. Benedito Galvani, também morador do São Francisco, destacou a melhora no comportamento do neto, que já participou de três encontros. Segundo o avô, o neto hoje está mais calmo, menos impulsivo e presta mais atenção no que ele diz.

Na Educação – O programa também abrange orientações específicas aos professores e equipe multidisciplinar do CMAEE Joelma, entendendo o estudante na esfera da saúde, educação e social, de maneira global. Após estes encontros, cada familiar e equipe do CMAEE Joelma terão um relatório completo escrito sobre os resultados da avaliação e reabilitação de cada estudante submetido ao programa.

Adiele tem intenção de realizar publicações científicas dos resultados alcançados, por meio de artigos científicos, simpósios e congressos, para compartilhar com os demais profissionais da área e incentivar a multiplicação desta ação em outras cidades do país. O Serviço de Saúde Especial fica à Rua Maria de Lourdes Grabowski Kampa, n°70, no Cachoeira, junto ao CMAEE – Área Intelectual – Joelma do Rocio Túlio.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.