Araucária

Projeto de formação continuada na Educação Infantil de Araucária é vencedor do Prêmio Gestor Público Paraná

O projeto “Psicomotricidade e Afetividade: O Comprometimento Afetivo no Fazer Pedagógico – Formação In Loco”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED/Departamento de Educação Infantil), foi um dos vencedores do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). O projeto visa proporcionar aos profissionais da Educação Infantil (que atuam com crianças de 0 a 3 anos) formações continuadas diretamente nas unidades de ensino e respeitando as especificidades de cada uma dessas unidades. A formação contempla um total de 416 profissionais em 38 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o que terá impacto direto na melhoria do atendimento de 2.965 crianças.

A realização do projeto de formação continuada diretamente nas unidades de ensino, ação doa equipe do Departamento de Educação Infantil, visa atingir o máximo de profissionais e respeitar as especificidades de cada local. A carga horária é de 12 horas, sendo, 4 horas com formação presencial no próprio CMEI, 4 horas de palestra/curso e as outras 4 horas via on-line.

Segundo o projeto, uma equipe da SMED realiza a visita ao CMEI visando conhecer “a realidade local, os materiais disponíveis, a rotina da unidade em questão e, principalmente, democratizar todo o processo junto aos profissionais da unidade”. Após a visita, esta equipe elabora estratégias próprias para cada unidade e suas demandas. A unidade recebe o planejamento realizado, um indicador de qualidade e a data em que o projeto de formação continuada será aplicado e desenvolvido. A formação presencial dos profissionais ocorre junto com as crianças e tem duração de 4 horas. Há ainda uma análise dos resultados obtidos desta formação, bem como, se for necessário, a definição de outras estratégias para uma formação ser realmente eficaz.

Esta edição do Prêmio Gestor Público Paraná contou com 208 projetos cadastrados de 82 municípios do Estado. A solenidade de premiação dos projetos vencedores ocorrerá em 12 de novembro, na Assembleia Legislativa do Paraná.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.