Araucária

Projeto Aula Vaga abre Semana de Prevenção às Drogas

O Projeto Aula Vaga deu início às atividades da 6ª Semana de Prevenção às Drogas, que está acontecendo em Araucária. Alunos das escolas municipais Balbina, Terezinha Theobald e Marcos Freire participaram da atividade de perguntas e respostas sobre drogas com integrantes do Departamento de Ação e Prevenção da Guarda Municipal e convidados, no Teatro da Praça, nesta segunda-feira (22).

Entre as discussões sobre o tema, a Banda Senhorita Liberdade, da Escola Marcelino, fez apresentações para animar o ambiente. A secretária municipal de Segurança, ten. cel. Rita de Oliveira, lembra que apesar da Semana de Prevenção às Drogas ser curta, os trabalhos fazem parte da rotina de trabalho executada durante o ano todo.

“O período é singelo, mas o importante é o despertar. Não podemos descuidar nenhum momento da prevenção. Quando falha a prevenção o resultado aparece lá na ponta, com aumento da criminalidade. Jovens sendo levados para locais que nenhum pai sonha para o seu filho: cadeia ou cemitério. Vocês alunos são o futuro do nosso município e saibam que vocês têm a opção de escolher uma vida mais saudável, sendo homens e mulheres honrados”, declara.

A presidente do Conselho Tutelar de Araucária, Margarete de Fátima Carlos, elogiou a iniciativa da semana. “É um evento extremamente importante, a cada ano que passa alertamos muitas pessoas. Trazer informação é participar do sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente. Gostaria de agradecer o pessoal da Secretaria de Segurança que vem desenvolvendo também esse Projeto Aula Vaga e dizer que a ação de vocês muda a vida de muitas pessoas. Esse trabalho é maravilhoso”, ressalta.

Ainda de acordo com Margarete, só porque a maconha é natural, não quer dizer que não pode trazer consequências para quem a usa, pois os danos causados pelo uso indevido da droga podem ir além dos efeitos no organismo. “Dos casos de meninos que vamos atender na delegacia porque foram apreendidos, quase todos tem ligação com o uso de drogas. A partir do momento que se instaura dentro da família o uso de álcool ou de outras drogas, causa um mal. Essa família às vezes tem danos irreversíveis”, relata.

A conselheira lembra que um dos direitos fundamentais da criança e do adolescente é a convivência familiar, mas desde que longe de qualquer pessoa que faça uso de substância psicoativa. Por isso, a perda da guarda de um filho também poderá estar ligada ao uso de drogas na família.

Do trabalho mais prático ao teórico, pesquisas e dados sobre o uso de maconha e de outras drogas foram apresentados durante a discussão. O capitão da PM, Dalton Perovano, profissional do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), e também integrante do Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas, falou sobre essa problemática.

“É uma situação controversa e complexa, especialmente nessa fase de desenvolvimento de vocês, na transição da adolescência para a vida adulta. Países de 1° mundo que liberam o uso de maconha em determinados espaços possuem um sistema de preparo e de educação muito fortes. Pela nossa atual conjuntura, não temos nosso sistema de saúde, jurídico e educacional preparados para a demanda que um processo assim traria”, diz.

Dados de uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde indicam que 65% das pessoas que usam maconha também bebem. Outro dado interessante seria à relação de 75% das pessoas que usam maconha e a predisposição para querer usar outras drogas. “Afinal de contas, quem tem interesse na liberação do uso da maconha? Existem questões financeiras por trás. Vocês precisam ser críticos sobre esse assunto”, reforça o capitão Perovano.

Autoridades

A abertura do evento contou com a presença da presidente do Conselho Tutelar, Margarete de Fátima Carlos, secretária municipal de Segurança, ten. cel. Rita de Oliveira, secretária de Cultura e Turismo, Irene Zanon, diretor geral da Secretaria de Esporte e Lazer, Idu Marcelo Blaszczak, e dos representantes do PROERD: o ten. cel. Ronaldo Abreu e capitão Dalton Perovano, que também faz parte do Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas.

Programação

Confira o cronograma completo das ações da 6ª Edição da Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas pelo link.

SMCS / Fotos Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.