Araucária

Programa Adolescente Aprendiz completa 10 anos em Araucária

O Programa Adolescente Aprendiz está completando 10 anos em Araucária. A comemoração do sucesso da iniciativa ocorreu durante a formatura de uma turma de 60 alunos, realizada no Centro de Convivência, na quinta-feira (09). Desde o início do programa já foram 1278 alunos capacitados para o mercado de trabalho. Atualmente são 39 empresas parceiras na contratação de aprendizes na cidade.

Nessa turma foram quatro jovens efetivados nas empresas e os outros que não mantiveram vínculo empregatício ficam com o legado do aprendizado da prática profissional. Uma das empresas parceiras do projeto elogia a oportunidade dada para os jovens. “É uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, vemos que entram tímidos e saem desenvoltos, sabendo trabalhar em equipe e com muitas outras qualidades que os diferenciam no trabalho. Temos orgulho de fazer parte do sucesso desse projeto”, comenta Anapaula de Borba Gehring Rudolf, analista de recursos humanos da empresa Gelopar.

Crislaine Czarneski fez o curso de aprendiz e completou nove anos de atuação na empresa que a contratou. “Aprendemos a conciliar a teoria com a prática do dia a dia. Hoje percebo o quão importante foram algumas coisas que aprendi e que na época pareciam simples”, relata. Patrícia da Silva, também contou sua experiência com o projeto. “Hoje sou técnica de qualidade, estou há 8 anos na empresa. Tinha apenas 14 anos na época e estava cheia de receios por ser meu primeiro emprego. A rotina de trabalho e estudo foi intensa, mas valeu a pena”, diz.

O gerente do Senai de Araucária, Fabrício Luz Lopes, comemora o período de atuação do programa. “Foram 10 anos de muito trabalho e resultados expressivos. E para isso contamos com a interação de muitos atores, precisamos reconhecer e agradecer. Fica registrado o nosso muito obrigado, mais do que o conhecimento técnico, tentamos transmitir senso de responsabilidade e de cidadania aos aprendizes”, explica.

Bolsa de estudos

Durante o evento, o Senai de Araucária entregou três bolsas de estudo aos alunos que apresentaram melhor desempenho acadêmico e comprometimento com o curso. Os contemplados foram Karl Harder, Gabriel Fermino de Almeida e Anderson Rufino de Carvalho.

A secretária municipal de Assistência Social, Ivana Chemello Opis, parabeniza todos os formandos da turma. “Vocês estão a um passo a frente dos outros jovens. Parabéns pela dedicação e pelo comprometimento. Agradecemos também os professores que nos ajudam a tornar esse projeto realidade”, comenta.

Sobre o Programa

O Adolescente Aprendiz é executado em uma parceria da Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o SENAI e empresas parceiras. A iniciativa prioriza adolescentes com idade entre 14 e 18 anos incompletos. Os alunos desenvolvem 704 horas de curso no período de um ano e meio e adquirem a oportunidade de atuar como aprendizes nas empresas com a prática profissional e o cumprimento da grade curricular de curso do SENAI.

Histórico

Em agosto de 2004, através da mobilização de parceiros importantes em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi percebida a necessidade de estruturar uma proposta de atuação que permitisse a inclusão do adolescente à iniciação profissional, principalmente dos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade.

O objetivo principal do projeto é oferecer capacitação, suporte técnico e psicológico para o exercício da função de Auxiliar Administrativo. Em maio de 2005 o curso de Aprendizagem de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial é implantado na cidade. A primeira formatura dos alunos do Programa Adolescente Aprendiz foi em 2006. Até o momento, foram 1278 alunos formados.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.