AraucáriaSaúde

Profissionais do Cecc se emocionam com a primeira paciente a sair de alta após intubação

A estatística revela que pacientes com Covid-19 que precisam passar pelo procedimento de intubação em uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) entram em um estágio muito delicado da doença. O grau de letalidade em quem é intubado é muito alto e, infelizmente, um grande número de pessoas não resiste ao tratamento. Por isso, é sempre motivo de muita comemoração quando um paciente é extubado, ou seja, quando é retirado o respirador artificial.

A cuidadora de idosos, Edineia Willeman, 52 anos é uma dessas pacientes que tem motivos de sobra para comemorar. Ela ficou 13 dias internada no Cecc (Centro de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus). Neste período teve um agravamento da doença e precisou ficar seis dias intubada e na última sexta-feira (12) recebeu alta. “Diante da falta de leitos de UTI ela ficou internada aqui conosco e é a nossa primeira paciente a sair de alta após a intubação, o que nos deixou muito felizes”, explica o enfermeiro de qualidade, Samoel Lourenço dos Santos.

Edineia conta que não imaginava que seu caso fosse se agravar tanto. “Eu fui para uma consulta achando que logo iria pra casa. Depois da intubação eu não vi mais nada, nem sabia quantos dias fazia que estava lá. Eu tenho muito a agradecer a todos os profissionais do Cecc, o atendimento que me deram foi impecável. Todos muito dedicados, o ambiente muito limpo, bem equipado. Sempre tive segurança e confiança em estar lá. Eu não queria ser transferida para outro lugar”, conta Edineia.A enfermeira Sabrina Scardarzan Machado que estava de plantão no dia da extubação da paciente diz que foi um momento muito emocionante. “Quando conseguimos tirar o tubo foi uma vitória. Não sei nem descrever o que todos nós sentimos. Foi muita emoção para ela, para nós e para a família também”, destaca. A enfermeira Kimberly Alves Simborski cuidou da paciente depois do tubo e fala que foi muito gratificante. “Eu via gratidão nos olhos dela, foi maravilhoso fazer parte desse momento. Renovou nossa esperança”.A paciente está em casa se recuperando e conta que está muito bem. “Ainda estou um pouco fraca, mas com um sentimento de muita gratidão a Deus e a todos os profissionais do Cecc”, finaliza.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.