AraucáriaSaúde

Profissionais de saúde de Araucária recebem atenção especial no Janeiro Branco

O Departamento de Atenção Psicossocial (DAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) lançou neste mês um projeto-piloto de cuidado em saúde mental com os profissionais do Centro de Combate ao Coronavírus (CECC). Essa ação teve início em janeiro, em razão ao Janeiro Branco, uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional que neste ano tem o tema “Todo Cuidado Conta!”.

A Diretora do DAPS, Karlla Beatriz Wiezzer, explica que o projeto está sendo realizado inicialmente no CECC, pois os processos de trabalho relacionados à Covid-19 geram exaustão física e emocional nos profissionais de saúde, especialmente naqueles que são linha de frente.

Um levantamento realizado pelo serviço disk-corona revelou que profissionais da saúde relataram queixas como: ansiedade, pânico, nervosismo, estresse, irritabilidade, insônia, angústia, tristeza, desesperança, desânimo, conflitos familiares, medo de se contaminar e contaminar pessoas próximas.

“Pensando nesse momento delicado pelo qual os profissionais têm passado, nós desenvolvemos essa proposta de intervenção que tem o objetivo de auxiliar no processo de reconhecimento de possíveis sofrimentos psíquicos relacionados ao ambiente de trabalho, bem como apresentar ações voltadas à prevenção e promoção da saúde mental”, explica Karlla.

Como funciona

A psicóloga e assessora do DAPS, Isabella Queiroga Flöering, explica que esse projeto é basicamente um treinamento para aplicação de algumas técnicas que proporcionam benefícios para os sintomas associados ao estresse e a ansiedade. “São realizados cinco encontros sempre às segundas-feiras, ao início de cada plantão, com duração de 15 a 30 minutos com grupos de no máximo oito pessoas”, detalha.

Entre as técnicas aplicadas estão: respiração, alongamento, automassagem, relaxamento progressivo e meditações. “”Além disso, também sugerimos a organização de espaços favoráveis ao bem estar, com dicas e efetiva comunicação sobre o tema – Saúde Mental do Trabalhador”, complementa a psicóloga.

A enfermeira do CECC, Amanda Henrique Lopes da Silva está participando do projeto e elogia a iniciativa: “Foi bem interessante trazer o assunto pra gente conversar e debater no meio profissional o quanto acarreta a saúde mental. Conseguir expor as situações de estresse, ansiedade principalmente em meio essa pandemia também é muito positivo. É um momento de tranquilidade e paz interior o qual podemos transmitir para outros profissionais”.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.