Saúde

Profissionais de enfermagem podem realizar consultas, solicitar exames e receitar remédios

Anualmente no dia 12 de maio se comemora o Dia Internacional da Enfermagem, também conhecido como o Dia Mundial do Enfermeiro. Essa classe se dedica incansavelmente a cuidar da saúde da população e acumula uma série de prerrogativas que tornam a função da enfermagem essencial em diversos serviços de saúde.

No Brasil, o exercício da enfermagem é regulamentado e seus profissionais têm as suas atribuições especificadas no Decreto nº 94.406, de 8 de junho de 1987, que regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Esse decreto descreve quem são os profissionais de enfermagem e suas atribuições.

Para se ter uma ideia, entre outras funções, o enfermeiro pode realizar consultas de enfermagem, receitar medicamentos e solicitar exames complementares. “A enfermagem tem um papel fundamental nos mais diversos serviços da saúde, porém nas Unidades Básicas esses profissionais são ainda mais protagonistas”, explica a enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher, Priscila Berveglieri.

De acordo com a profissional, em todas as UBS´s (Unidades Básicas de Saúde) de Araucária tem ao menos um enfermeiro. E, na ausência ou indisponibilidade do médico, em alguns casos eles podem dar atendimento aos pacientes. “Dependendo da queixa o enfermeiro pode fazer a consulta de enfermagem, solicitar exames de rotina e complementares e, inclusive, prescrever medicamentos. Além disso, pode fazer alguns atendimentos ginecológicos como, por exemplo, a coleta do exame preventivo do câncer de colo do útero”, detalha.

De acordo com o Ministério da Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde da família, como é o caso da UBS do Tupy, por exemplo, não é obrigatória a presença de médicos especialistas como ginecologistas e obstetras. O recomendável é que a equipe seja composta, no mínimo, por um médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

“Nestas unidades os pacientes podem tranquilamente receber o atendimento e a orientação do profissional de enfermagem. Ele vai avaliar e, se for o caso, encaminhar para o especialista. Porém, pode dar todo o suporte do atendimento inicial oferecendo uma efetiva assistência, sem risco para o paciente”, explica a enfermeira.

É bem importante destacar que essa autonomia dos enfermeiros é restrita ao serviço na rede básica de saúde pública e em hospitais. Ou seja, o enfermeiro não pode solicitar e exames e prescrever medicamentos em consultórios particulares isolados: é necessário compor uma equipe de saúde.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.