
Iniciada no dia 17 de abril de 2017, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) segue acontecendo em todo o Brasil. E neste ano a campanha possui um novo público-alvo: os professores da rede pública ou privada de Educação. Para receber a vacina de forma gratuita é necessário estar ativo em sala de aula e portar declaração de atividade em sala de aula corretamente preenchida e assinada por seu respectivo local de trabalho.
Contemplada pela campanha, a professora Joseane Cardoso, se diz satisfeita em poder garantir a prevenção de forma gratuita, principalmente por estar num grupo de risco, já que está em contato constante com muitas crianças. “Temos que ver como um investimento porque professor vacinado significa professor na sala de aula; ainda mais por sermos um grupo de risco. Então é uma proteção também para as crianças”, afirmou Joseane.
A professora ainda salientou a grande adesão de seus colegas à campanha de vacinação, principalmente pelo fato da gratuidade da vacina para os professores. “Em 2015 eu mesma paguei a vacina, mas em 2016 não tive como pagar. Então é importante aproveitar a oportunidade de se vacinar gratuitamente”.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até o dia 26 de maio de 2017, e tem como seu Dia D a data de 13 de maio.
Outros públicos: A vacina é também oferecida (conforme orientação do Ministério da Saúde): a idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da Saúde Pública ou Privada (que fazem atendimento a Influenza), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 pós-parto), pessoas com doenças crônicas (conforme listagem do Ministério da Saúde), população prisional (detentos e agentes do sistema prisional) e povos indígenas.
No período da campanha, o público-alvo também poderá dar início ou completar o esquema vacinal de outras vacinas. Entre elas estão: a vacina Dupla Bacteriana (que protege contra Tétano e Difteria), Febre Amarela. Importante destacar que a vacinação contra influenza não ocorrerá na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Pronto-Atendimento Infantil (PAI) no e Hospital Municipal de Araucária (HMA).
smcs