Araucária

Proerd comemora 18 anos em Araucária e forma novos alunos

Nesta sexta-feira (13), duas solenidades marcaram a formatura de centenas alunos do 5º ano de sete escolas do município pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência (Proerd). Os eventos ocorreram nos períodos da manhã e tarde no Centro Dia e, além das crianças, contaram com a presença de familiares dos formandos. O Proerd já existe em Araucária há 18 anos e é uma realização da Polícia Militar com apoio da Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Outras turmas devem concluir a formação ainda neste ano.

Desta vez, os eventos de formatura contemplaram alunos das Escolas Municipais: Archelau de Almeida Torres, Professora Maria Aparecida Saliba Torres, Ibraim Antônio Mansur, Professora Terezinha Mariano Theobald, Professora Nadir Nepomuceno Alves Pinto, Senador Marcos Freire e  General Celso de Azevedo Daltro Santos. No total, 473 alunos concluíram a formação realizada ao longo de semanas nas escolas e tiveram como foco o saber dizer não às drogas e à violência.

De acordo com os representantes da Polícia Militar que são instrutores do Proerd, o conteúdo aborda informações sobre as drogas, mas o principal objetivo é mostrar que a decisão está nas mãos dos alunos e que cabe a eles serem responsáveis nas escolhas que tomarão. Durante os eventos, alunos representantes das escolas citadas leram trechos de redações nas quais apresentaram o que aprenderam nas aulas do Proerd e como isso pode ajudar em suas vidas e na vida das pessoas que eles conhecem. Os formandos também fizeram um juramento de se manter longe das drogas e da violência.

Apoio – Um dos destaques nas duas cerimônias de hoje foi a presença maciça de pais e outros familiares dos formandos. Se a criança tem o poder de ser multiplicador de boas práticas na sua família e para amigos, o apoio da família é também muito importante para que a criança cresça em meio a bons exemplos. Sandra Mara de Oliveira é uma das mães que reservou um tempo nesta sexta-feira para prestigiar a formatura da filha Aline Rodrigues de Freitas, aluna da Escola Ibraim. “É muito bom porque ela aprende mais sobre as coisas do mundo. Ela comentava em casa sobre o que o professor ensinava. A gente tem que apoiar”, disse a mãe.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.