
Lideranças, empresários e moradores locais participaram do evento de lançamento do programa de desenvolvimento de araucária (PRODEC). A cerimônia aconteceu na última quinta (23), no auditório da Unifacear. A solenidade teve como palestrante principal Carlos Walter Martins, empresário e vice-presidente da federação das indústrias do estado do paraná (FIEP).
Maringá, cidade natal do empresário, é tida como a inspiração para o projeto, que em 2017 e 2018 foi eleita como a melhor cidade entre as 100 maiores do Brasil. Mas a estrutura do programa para Araucária será de acordo com as particularidades de cada município. Porém o trabalho, assim como em Maringá, visa a melhoria do município para as próximas décadas.
Carlos Walter destacou os projetos importantes realizados ao longo de décadas em Maringá, que foi fundamental para o desenvolvimento da cidade. Explicou também a importância da participação da sociedade civil para que um município evolua “Construir a Araucária que vocês querem é responsabilidade de todos, não pode ser só da prefeitura, pois, o prefeito passa e a cidade fica.” Adverte o empresário.
O projeto visa mobilizar a iniciativa privada, poder publico e sociedade civil a trabalhar em conjunto para uma Araucária com mais rentabilidade. “Esse lançamento é um grande momento da comunidade de Araucária se unir, é uma oportunidade que temos de mobilizar para que possamos retomar o nosso crescimento e gerar emprego para todos”, diz Genildo Carvalho, secretário do governo.
A iniciativa objetiva algo para ficar, é um movimento que envolve toda a cidade de Araucária com um profundo engajamento da sociedade civil organizada. “É hora de nos despirmos de vaidade, de ideologias políticas partidárias e de interesses pessoais, o propósito aqui é muito maior trata- se do desenvolvimento econômico do município, precisamos sonhar junto”, argumenta Fani Busato, presidente da Aeciar.
A mobilização para este trabalho é do Comitê Organizador do PRODEC, formado por representantes da Prefeitura de Araucária, Câmara Municipal, Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (Aeciar) e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa), além do Sebrae, que será um facilitador no processo de articulação com a sociedade civil. “Esse programa tem essa essência de futuro de conquista e progresso, a nossa cidade hoje merece a atencão de todos “, comenta Ben- Hur Custódio, presidente da Câmara de vereadores.
Texto: Ivone Souza
Foto: Carlos Poly