Araucária

PRODEC: Novo projeto de Araucária busca inspiração na cidade eleita como a melhor em 2017 e 2018

Lideranças, empresários e moradores locais participaram do evento de lançamento do programa de desenvolvimento de araucária (PRODEC). A cerimônia aconteceu na última quinta (23), no auditório da Unifacear.  A solenidade teve como palestrante principal Carlos Walter Martins, empresário e vice-presidente da federação das indústrias do estado do paraná (FIEP).

Maringá, cidade natal do empresário, é tida como a inspiração para o projeto, que em 2017 e 2018 foi eleita como a melhor cidade entre as 100 maiores do Brasil. Mas a estrutura do programa para Araucária será de acordo com as particularidades de cada município. Porém o trabalho, assim como em Maringá, visa a melhoria do município para as próximas décadas.

Carlos Walter destacou os projetos importantes realizados ao longo de décadas em Maringá, que foi fundamental para o desenvolvimento da cidade. Explicou também a importância da participação da sociedade civil para que um município evolua “Construir a Araucária que vocês querem é responsabilidade de todos, não pode ser só da prefeitura, pois, o prefeito passa e a cidade fica.” Adverte o empresário.

O projeto visa mobilizar a iniciativa privada, poder publico e sociedade civil a trabalhar em conjunto para uma Araucária com mais rentabilidade. “Esse lançamento é um grande momento da comunidade de Araucária se unir, é uma oportunidade que temos de mobilizar   para que possamos retomar o nosso crescimento e gerar emprego para todos”, diz Genildo Carvalho, secretário do governo.

A iniciativa objetiva algo para ficar, é um movimento que envolve toda a cidade de Araucária com um profundo engajamento da sociedade civil organizada. “É hora de nos despirmos de vaidade, de ideologias políticas partidárias e de interesses pessoais, o propósito aqui é muito maior trata- se do desenvolvimento econômico do município, precisamos sonhar junto”, argumenta Fani Busato, presidente da Aeciar.

A mobilização para este trabalho é do Comitê Organizador do PRODEC, formado por representantes da Prefeitura de Araucária, Câmara Municipal, Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (Aeciar) e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa), além do Sebrae, que será um facilitador no processo de articulação com a sociedade civil. “Esse programa tem essa essência de futuro de conquista e progresso, a nossa cidade hoje merece a atencão de todos “, comenta Ben- Hur Custódio, presidente da Câmara de vereadores.

Texto: Ivone Souza

Foto: Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.