Araucária

Primeiro dia da Feira do Peixe Vivo de Araucária teve grande público

festa_peixe-3Foi realizada na manhã de ontem (01°) a abertura oficial da 25ª edição da Feira do Peixe Vivo. O prefeito Olizandro Ferreira, secretários, diretores e funcionários municipais, vereadores, autoridades locais e a comunidade prestigiaram a solenidade. A Banda Municipal se apresentou e o padre Antonio Carlos Portes e o diácono Antonio Basso seguiram o protocolo religioso e deram uma benção.

Olizandro, que ganhou um peixe vivo das mãos de um piscicultor, destacou “o investimento feito por todos ao longo desses 25 anos para que hoje tivéssemos um evento com essa estrutura”, e falou sobre o atual momento vivido pela Petrobrás, responsável pela maior fonte de recursos de Araucária. “Vivemos uma crise econômica e moral perversa, que tira o sono de todos nós, mas finalmente estão descortinando a corrupção. Um colapso na Petrobrás transformaria Araucária numa cidade fantasma, já que somos muito dependentes direta e indiretamente dos recursos da Repar. Mas, mesmo neste cenário, estamos conseguindo manter o básico e avançar”, ponderou.

O secretário de Agricultura Carlos Augusto do Couto destacou que Araucária tem a segunda maior Feira do Peixe Vivo do Paraná e, ao falar sobre o apoio da Prefeitura ao homem do campo, anunciou a chegada de mais uma máquina para auxiliar os produtores rurais. “O prefeito sempre pediu para buscarmos parcerias para driblar a crise e assim nós fizemos. Conseguimos recursos federais para comprar um caminhão, que chegou ontem (31 de março) e logo estará em atividade”, contou. Trata-se de um cargo truque que receberá uma prancha e servirá para o transporte de máquinas. O investimento total foi de R$ 270 mil, sendo a contrapartida do município de R$ 70 mil.

25ª Feira

A 25ª Feira do Peixe Vivo segue até amanhã (02), das 8h às 22h, no Parque Cachoeira, e tem entrada gratuita. São 37 barracas de piscicultores e a expectativa é superar as 30 toneladas de peixes comercializadas no ano passado. Estarão disponíveis várias espécies de água doce, principalmente carpas (comum, capim, húngara e cabeçuda), tilápias e bagres (jundiá, catfish (americano) e africano). A limpeza dos peixes será realizada pela Associação de Mães Três Marias, por indicação da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), e cobrada à parte. A Prefeitura vai doar o material necessário para o serviço e a arrecadação ficará com a Associação.

Quem for ao local vai encontrar também uma praça de alimentação e barracas com artesanato e mel. Para as crianças haverá atividades de recreação. Um estande conta a história da Feira do Peixe Vivo e expõe todas as camisetas do evento ao longo das 25 edições já realizadas. Hoje (01º), às 19h, tem apresentação da banda The Risen, e amanhã (02), às 19h, haverá uma encenação da lavagem dos pés.

Luciane Musial, 30 anos, é filha de piscicultor e conta que a família está participando da Feira do Peixe Vivo pela primeira vez. “Sabemos que aqui é fácil vender, pois as pessoas já conhecem o evento. Criamos peixes há mais de dez anos, mas até então era em pequena quantidade e agora é que estamos investindo para comercializar. Com a Feira vamos ter uma ideia se vale a pena ou não continuar com a criação de peixes, além de tirar uma renda extra”, disse.

O serralheiro Paulo Verbinski, 42 anos, aproveitou a Feira do Peixe Vivo para comprar os peixes que ele e a família irão consumir no domingo de Páscoa. “Estou levando tilápia e pacu. Já faz uns três anos que venho aqui, porque os peixes são de boa qualidade e sempre estão com um preço bom, sem contar que eu posso escolher o tamanho do peixe que eu quero”, contou. Ele disse que gosta tanto da Feira que a indica para amigos e familiares. “Esse ano trouxe uma amiga, que comprou uma carpa e aproveitou o serviço de limpeza dos peixes”, finalizou.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.