Araucária

Primeira castração solidária do ano beneficiou 473 cães e gatos em Araucária

A primeira ação do Programa de Castração Solidária ocorrida este ano foi um sucesso em Araucária. Foram 473 cães e gatos castrados em um centro de atendimento montado no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) entre os dias 03 a 06 de fevereiro. 

Andressa das Graças Gemieski, de 22 anos, comemora a contemplação no programa para seu cachorrinho Marley, de 1 ano e meio. “Eu estou desempregada e o adotei quando ele era menor. Fui pesquisar o procedimento particular e achei caro, mesmo o Marley sendo macho e pequeno, fatores que reduzem o custo nesse caso. Além disso, a Prefeitura ainda fornece os medicamentos para o pós-operatório, então nos ajudou muito”, relata a moradora do Costeira, que saiu da ação com seu animalzinho microchipado. O microchip é um sistema que identifica o cão e auxilia na devolução do animal para seu dono em caso de fuga ou roubo. O dispositivo, do tamanho de um grão de arroz, é injetado sob a pele do animal e não causa desconforto ou alergia.

A protetora de animais, Ieda Maria Ohpis, já participou de várias campanhas municipais. “O castramóvel foi muito importante, veio para nos ajudar a poder cada vez mais ajudar esses anjinhos abandonados. Eu participo desde o primeiro. A maioria dos animais que eu castrei da rua, cuidei durante o pós-operatório e consegui ótimos lares para adoção. Tenho que parabenizar a atual administração, pois teve a média de 3000 castrações por ano de programa, praticamente o mesmo número que levou para ser feito em vários anos em épocas anteriores”, relata.

Faltas na campanha
Apesar da Prefeitura disponibilizar 140 vagas em cada dia da ação, os organizadores lamentam a ausência dos inscritos que solicitaram para castrar seus animais e não apareceram no dia. Foi cerca de 15% de faltas, o que tira a vaga de quem precisa e mais animais poderiam passar pelo procedimento durante o mutirão. O Departamento de Proteção Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, expressa que deverá rever algo na solicitação do procedimento, para tentar minimizar o número de desistências durante as campanhas. 

Duas coisas notadas pelos veterinários do programa e que prejudicam o processo são reforçadas pelas equipes para que a população atendida lembre. Uma é o esquecimento de que o animal precisa estar em jejum para não passar mal durante o procedimento e a segunda de que a pessoa que vai levar o animal na data do evento precisa ser a mesma cadastrada no sistema. Todas as orientações necessárias são dadas durante a confirmação da seleção para o programa. É destacado ainda a importância do comprometimento dos donos em seguir todas as orientações fornecidas para que as cirurgias sejam realizadas. O procedimento é realizado sob anestesia, o que o torna indolor. 

Histórico
Em 2020 foram várias ações realizadas, resultando em 2427 animais castrados. Em cada mutirão realizado, o Departamento Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, agenda primeiramente com os munícipes dos bairros no entorno da ação e que tenham o NIS (da Assistência Social) ativo e válido em Araucária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3614-7480. A próxima ação de castração solidária deverá ocorrer entre os dias 10 a 13 de março, na Praça da Bíblia, com participantes previamente inscritos.

Inscrição
Pessoas interessadas em solicitar castração de seu cão ou gato podem realizar o cadastro em qualquer momento por meio da página no Portal da Prefeitura, com o aplicativo ‘Atende.net’ ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no Parque Cachoeira. Uma vez feito o cadastro, ele fica registrado no sistema e não precisa ser feito a cada campanha. É necessário apresentar RG e CPF, além de fornecer informações sobre o animal.


LINKS
* Cadastro/orientações gerais (Portal da Prefeitura): CLIQUE AQUI
* App ‘Atende.net’: CLIQUE AQUI 

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.