Araucária

Previsão é de mais frio em Curitiba e neve no Sul do País neste fim de semana

A massa de ar polar que levou neve ao Sul do Brasil também deve trazer ainda mais frio  Região neste sábado (4).  A mínima desta sexta-feira foi de 4ºC, às 6 horas da manhã, segundo o Simepar. Por volta das 10h, a temperatura era de 9º C, mas com sensação térmica de 5º C. Para este sábado (11), a previsão é de mais frio ainda, com mínima de 4º C para Curitiba, segundo o Simepar e 3ºC, segundo o Instituto Climatempo. No domingo, as mínimas devem ficar em torno dos 4ºC, segundo o Climatempo e máxima de 19ºC.

Para o Estado de São Paulo a previsão é de frio recorde. Segundo o Climatempo, as madrugadas de sábado, 11, e domingo, 12, devem ter temperaturas abaixo dos 10ºC em praticamente todos os municípios paulistas e não há previsão de chuva. O Sistema Cantareira segue em estado de alerta há 12 dias, estando com 39,9% da capacidade na sexta-feira, 10.

Nesta sexta-feira, na cidade de São Paulo, a mínima prevista é de 10ºC, enquanto a máxima é de 20ºC, com ventos moderados e noite gelada.

Durante a madrugada, já foram registradas temperaturas abaixo dessa média em bairros fora do eixo central, como Parelheiros (7,8ºC) e Capela do Socorro (8,1ºC), na zona sul, e Freguesia do Ó (9,4ºC), na zona norte, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense há previsão de neve.

Fortes ventos também atingem a região, resultado de um ciclone extratropical que se formou no oceano entre a costa da Região Sul e do Uruguai, segundo o Climatempo. Em Florianópolis, as rajadas de vento passaram dos 60 km/h na quinta-feira, 9, e chegaram a 51 km/h na capital paulista.

Neve em Santa Catarina

A neve voltou a cair na região serrana de Santa Catarina na quinta-feira, 9. O fenômeno ocorreu por volta das 14 horas quando os primeiros flocos foram registrados no município de Urupema, situado a 1.335 metros de altitude. Turistas que frequentavam a pacata cidade puderam até fazer pequenos bonecos de neve. Também nevou em São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, onde as temperaturas chegaram a 0ºC, no entanto não houve acúmulo de gelo.

A previsão dos meteorologistas era que de que o fenômeno ocorresse também nas partes mais altas do Rio Grande Sul, como na região de Aparados e Serra, mas, para a tristeza dos turistas, isso não aconteceu.

Já para esta sexta-feira, 10, os municípios com maior chance de neve no estado gaúcho são Vacaria, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.