Paraná

Prestes a assumir o Governo, Cida Borghetti fala em gestação: “Nestes 9 meses nascerá um Paraná maravilhoso”

Ela está ansiosa. E tem motivos para isso. Em menos de 48 horas Cida Borghetti será a primeira mulher a assumir o governo do Paraná em definitivo. Vice de Beto Richa, já ocupou o maior cargo no estado, mas não como titular. A partir de sexta-feira (6) será diferente. Cida será governadora pelo Partido Progressista (PP), com metas bem definidas: quer fazer um grande governo até dezembro e, antes disso, em outubro, quer ser eleita governadora para mais quatro anos. Isso ela não esconde de ninguém.

“Estamos a poucos dias ou horas de fazer história e a expectativa é muito grande. Agradeço ao governador Beto Richa a oportunidade de ser a primeira mulher a governar o Paraná e isso não é pouco. Serão 9 meses e toda mulher sabe que neste período muita coisa pode ser feita. O que posso garantir é que desta gestação sairá um Paraná maravilhoso para, que sabe, estendermos este trabalho por mais quatro anos”, afirmou Cida em entrevista à Banda B, na noite desta terça-feira (3).

Na próxima sexta-feira, às 10 horas, o governador Beto Richa (PSDB) deixa o cargo para disputar uma das duas vagas ao Senado. É o que estabelece a lei eleitoral. Já Cida, pode disputar o cargo estando na cadeira de governadora, também como manda a lei.

Sobre a equipe que vai montar, Cida prefere manter o suspense. “Este governo começou com o governador Beto Richa há quase oito e vai se encerrar só no dia 31 de dezembro. É preciso ter este olhar de continuidade do excelente trabalho feito até aqui. Alguns secretários estão saindo em razão da lei eleitoral e é natural que haja mudanças, mas posso garantir que não houve nenhuma reunião com o governador até aqui para falarmos disso. Tenho total liberdade e só depois da posse vou montar a equipe, sempre com diálogo permanente com todos que já estão no grupo. Uma transição tranqüila de um grupo que quer o melhor para o Paraná”, diz.

Cida foi deputada estadual por dois mandatos e também deputada federal. Conhece o Legislativo e sabe da importância de ter maioria entre os deputados na Assembleia . Neste tema, ela apresenta uma certeza: terá o apoio da maioria dos deputados. “A Assembleia Legislativa me acolheu em meu primeiro mandato lá atrás. Sei da importância de ter uma base forte para governar. Lá aprendi muito e tenho certeza que terei o apoio da maioria dos deputados”, afirma.

E ninguém duvida que sim. Com o apoio do marido, Ricardo Barros, deputado federal que acaba de deixar o cargo de Ministro da Saúde, pelo PP, está sendo fechado um amplo leque de alianças partidárias para disputar tanto para que Cida tenha a maioria na Assembleia quanto também para que tenha um grande apoio no pleito em outubro.

“Estamos buscando este entendimento promovendo uma ampla conversa com os partidos que já se uniram e deram a vitória a este governo. Estas conversas estão bastante avançadas. Tudo para fazer um grande governo agora e também nos próximos quatro anos”.

Questionada se já é certo o apoio de Richa à sua candidatura, Cida demonstra considerar natural tê-lo ao seu lado, já que vai dar continuidade ao governo, mas não fala em nome do tucano. “Política tem que ser entendida como uma transformação positiva para a sociedade e este trabalho que prioriza os interesses do Paraná vai continuar”, diz apenas. Cida deverá ter como um dos adversários, o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD), que foi secretário de Desenvolvimento urbano na equipe de Richa.

A roupa da posse

Bem vestida, vaidosa, ao ser questionada sobre a roupa que vai usar na posse na sexta-feira, Cida garante que não pensou nisso ainda.

“Todos vão conhecer melhor a mulher guerreira que sou. Estou aqui para representar não só a mulher, mas todos que querem o Paraná sempre à frente. Não pensei ainda na roupa que vou usar, o batom ou o cabelo. Até por que tenho certeza que todos querem mesmo é me conhecer melhor e ouvir o que tenho a dizer nas primeiras horas no cargo”, despista.

Quem é Cida Borghetti

Nascida na cidade de Caçador (SC) em 18 de fevereiro de 1965, Cida Borghetti adotou o Paraná como sua terra. Filha dos descendes de imigrantes italianos, Ires Anna e Severino Ivo Borghetti, Cida chegou ao Paraná com apenas dois anos. É a décima entre os 13 irmãos. Casada com Ricardo Barros tem uma filha: a deputada estadual Maria Victória Borghetti Barros.

Empresária e jornalista, Cida formou-se em Administração Pública, com especialização em Políticas Públicas.
Cida Borghetti é reconhecida nacionalmente pelo trabalho pela saúde preventiva e em defesa dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes. É autora da Lei do Dia de Luta contra o Câncer de Mama, comemorado no dia 27 de novembro.

Na Câmara dos Deputados (2011 – 2014), se destacou na presidência da Comissão Especial da Primeira Infância, que trata de direitos e políticas públicas voltadas as crianças de zero a seis anos. Liderou o processo de aprovação do Marco Legal da 1ª Infância. Também é autora do projeto de Lei 267/2011 que assegura paz nas escolas.

Foi deputada estadual por dois mandatos consecutivos (2003 – 2006/2006 – 2010). Nesse período foi autora de mais de 100 leis, entre elas a que cria e regulamenta as Regiões Metropolitanas do Estado.

Assumiu o cargo de vice-governadora em janeiro de 2015, com a reeleição de Beto Richa. No próximo dia 6 será a primeira mulher a assumir o Governo do Paraná em definitivo. É pré-candidata ao Governo pelo PP nas eleições de outubro.

 

BANDAB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.