Araucária

Prejuízo em Araucária: Ventos de até 60Km/h deixaram um rastro de destruição

araucaria-temporal5Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

Um vento forte durante a chuva que caiu em Curitiba e região metropolitana destelhou casas e comércios na madrugada desta segunda-feira (4), no município de Araucária. Cerca de 14 casas ficaram sem teto, um comércio destelhado e sem porta de entrada e uma igreja também teve calhas e telhas arrancadas pelo vento. Toda a destruição aconteceu na rua Prímula, no Jardim Canto do Céu, no bairro Campina da Barra.

A chuva começou por volta das 23 horas, mas sem risco de temporal, segundo descrições do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar). No entanto, de repente, segundo moradores, a velocidade do vento aumentou de maneira repentina. “Acordei assustada, ouvi um barulho alto e quando fui ver na janela, a parte de trás da casa estava no chão”, contou a moradora Sueli Terezinha de Lima à Banda B, no início araucaria-temporal4da manhã de hoje.

Assim como a dela, outras casas ficaram parcialmente destruídas ou sem telhados. O caso mais grave aconteceu no Mercado e Açougue Pereira, que o vento destelhou e arremessou a porta de entrada. Os proprietários moram ao lado e passaram a madrugada no local para evitar possíveis saques. O prejuízo também atingiu a Igreja Adventista do Sétimo Dia que ficou destelhada e teve parte das calhas arrancadas.

O trabalhador da construção civil Miguel Pedroso contou que a casa dele foi atingida, mesmo com todos os reparos. “Meu telhado é muito bem amarrado, serviço bem feito e, mesmo assim, aconteceu isso. Alguma coisa voou no meu carro e pegou o retrovisor também. O portão caiu, foi um estrago, só”, disse, em entrevista.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib do Simepar, os ventos atingiram uma média de 55 km/h, velocidade aceitável durante um período de chuva. “Essa é a velocidade média, dentro do padrão. Pode ter acontecido em Araucária um efeito local que nem mesmo os radares detectaram”, finaliza. Após a madrugada de chuvas na maioria das regiões do Paraná, o dia estará mais estável, com o predomínio de sol e o tempo agradável.

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.