Araucária

Prefeitura vai substituir lâmpada convencional por LED em metade da iluminação pública até o fim do ano

A Prefeitura de Araucária iniciou o processo para a substituição de iluminação convencional por lâmpada de LED, modelo mais eficiente em luminosidade e em durabilidade. De acordo com informações do Departamento de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo, 8 mil pontos de iluminação passarão a ter lâmpadas de LED até o fim deste ano. Esse número equivale a metade de toda a rede de iluminação pública do município. Os estudos para a implantação de outros pontos com LED já iniciaram e serão instalados quando for efetivada nova licitação de aquisição de mais luminárias LED. Gradativamente, todo o parque de iluminação será substituído por lâmpadas de LED.

O trabalho de iluminação com lâmpadas de LED será realizado por etapas. Segundo o Departamento de Iluminação Pública, mais de 700 pontos de diversos cantos da cidade já receberam as novas lâmpadas. No Fazenda Velha, foram contemplados trechos das ruas: Agrimensor Carlos Hasselmann, Alberto Karas, Alexandre Wisocki, Daniel Sobânia, Doutor Odilon Carrano, Dionizio Grabowski, Francisco Dranka, Otávio Galize, Laurentino Vidal Ozório, José Huttner, Virgílio Alves Pinto, Zdenko Gayer e Avenida Nossa Senhora Dos Remédios (além de um trecho no Boqueirão)

No Campina da Barra, já contam com iluminação de LED trechos das ruas: Begônia, Jardineira, Lótus, das Flores e Minas Gerais (além do trecho no Costeira). No Costeira, as ruas Presidente Costa e Silva, Carlos Vicente Zapxon, Francisco Raksa Júnior, Maranhão (além do trecho no Iguaçu) também já estão com iluminação em LED. No Centro, os pontos com LED estão na Coronel João Antonio Xavier, Victor do Amaral e na Heitor Alves Guimarães. No Cachoeira, a rua Ceará e a Guanabara também estão na lista de locais que receberam troca de lâmpada. No Sabiá/Tindiquera, a rua Marcelino Jasinski já foi contemplada com nova iluminação. No Capela Velha, já há LED na rua Gralha Azul e Avenida das Cerejeiras.

Outras ações – Além dessa substituição, a empresa contratada vai continuar a manutenção dos pontos que precisam de reparos, desenvolver projetos para rede de iluminação onde ainda não há, reformar a iluminação de locais como praças e parques, além da reforma da estrutura dos ‘superpostes’ implantados na década de 70. O contrato também prevê a vistoria de todos os pontos de iluminação pública pelo menos uma vez por mês. Os moradores de Araucária podem solicitar manutenção dos pontos de iluminação por meio do Disque Iluminação pública. O telefone é (41)3614-1453.

 

Prefeitura de Araucária

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.