Paraná

Prefeitura já tem principal suspeita de quem é o ‘chupa-cabra’ que exterminou animais

O mistério envolvendo o suposto ‘chupa-cabra’ da Colônia Zacarias, na zona rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, aparentemente chegou ao fim. Após investigação preliminar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acredita-se que um ou mais cachorros tenham cometido os ‘crimes’ contra as 17 galinhas, nove patos, seis ovelhas e um gato. A avaliação prévia foi divulgada nesta segunda-feira (2).

De acordo com o diretor do Departamento de Monitoramento e Biodiversidade, Alex Justus, o mais provável é que se trate de um cachorro que tenha retomado um instinto selvagem por situação de abandono ou fome. “A gente fez uma avaliação das pegadas e dos cortes da mordida e, pela avaliação, temos plena convicção de que é um canídeo. Um dos exemplos é a garra da pegada, sendo que os felinos geralmente a tem de forma retraída”, comentou.

Foto: Divulgação

Ainda no domingo, o caseiro da residência onde os ataques ocorreram fez uma armadilha e, coincidentemente, conseguiu capturar um casal de cães. Segundo os moradores da região, eles costumam ficar perto de uma borracharia da comunidade, mas ainda não é possível confirmar que eles cometeram os ataques. “Agora eles passarão por uma avaliação para se verificar se possuem alguma zoonose e a gente decidir como proceder”, concluiu Justus.

Como ainda não há confirmação de que estes cães cometeram os ataques, a Secretaria de Meio Ambiente irá continuar monitorando a região.

Os ataques

Os 33 animais foram encontrados mortos na manhã de quarta-feira (28), na Rua Faustino Sabota. A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal esteve no local e logo o boato de ‘chupa-cabra’ se espalhou pela comunidade.

Alguns dias atrás outra família proprietária de outra chácara passou pela mesma situação, quando um bode, algumas galinhas e gansos foram mortos pelo animal feroz que não deixou marcas do ataque mutilador.

Qualquer novidade da comunidade pode ser feita diretamente no site da administração municipal ou no telefone 3250-5820.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.