Araucária

Prefeitura estuda revitalizar e reativar o Parque Ambiental do Passaúna

Pensando em valorizar uma área de proteção ambiental do município e em oferecer à população mais um espaço de lazer, a Prefeitura está estudando a possibilidade de revitalizar e reativar o Parque Ambiental do Passaúna. A ideia é realizar intervenções de maneira escalonada que preservem e recuperem o local e que façam a comunidade criar novamente o hábito de utilizar a área.

“A Secretaria de Meio Ambiente já está tomando providências para isso, pois o Parque Ambiental do Passaúna é uma área ambiental importante e que tem grande potencial para prática de esportes, principalmente os esportes náuticos”, explica o secretário da pasta, Hino Dirlei. “No momento, estamos desenvolvendo estudos e avaliando a real demanda da região para depois fazermos o levantamento orçamentário”, diz.

A ideia é trabalhar por etapas, reformando o campo de futebol, os vestiários, as canchas poliesportivas, as churrasqueiras e assim por diante. Aos poucos, toda a infraestrutura turística e de lazer será revitalizada e reativada. As intervenções poderão ser feitas com recursos próprios ou oriundos de parcerias público-privadas ou ainda por meio de medidas compensatórias.

Parceria

Paralelamente, a Prefeitura está em contato com a Sanepar e a Paraná Projetos para, em parceira, elaborarem um projeto visando a captação de recursos. Reuniões e visitas ao local estão sendo realizadas. “Estamos considerando todo o potencial que o Parque Ambiental do Passaúna tem a oferecer à população, principalmente da região norte da cidade, que hoje tem que se deslocar até o Parque Cachoeira para usufruir uma área de lazer com infraestrutura adequada”, conta o diretor do Departamento de Infraestrutura Ambiental, Bruno Otsuka.

“Dessa forma, vamos dividir o fluxo de visitantes, que hoje se concentra no Parque Cachoeira, que chega a receber 3 mil pessoas por final de semana no verão. Além disso, o Parque Ambiental do Passaúna possui a vocação, ainda inexplorada, para esportes náuticos não motorizados como a vela, a canoagem e o stand up paddle. Nossa intenção é viabilizar a prática desses esportes em parceria com associações sem fins lucrativos que tenham interesse em implementar projetos sociais na cidade”, finaliza.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.