Paraná

Prefeitura de Curitiba abre concurso para agentes de saúde e de combate às endemias

A Prefeitura de Curitiba divulgou nesta segunda-feira (5) o edital para o concurso que selecionará 114 agentes de combate às endemias (ACE) e 200 agentes comunitários de saúde (ACS) para atuarem na rede pública de saúde. Com o concurso, Curitiba terá pela primeira vez um quadro próprio de servidores das duas áreas, que são estratégicas para a saúde pública.Em contato direto e permanente com as comunidades, os agentes são um canal importante entre a população e os serviços e profissionais de saúde.

A função dos agentes de combate às endemias é executar atividades relacionadas ao controle de animais que convivem com a população, como mosquitos e ratos. Já os agentes comunitários de saúde acompanham aspectos relacionados à saúde de famílias de uma área geográfica definida.

Os aprovados no processo seletivo serão contratados conforme a legislação trabalhista (CLT), com carga horária de 40 horas semanais e salário inicial de R$ 1.159,18. As inscrições serão abertas em 13 de outubro e seguem até as 16 horas de 6 de novembro de 2015.

“Com esse concurso, seguimos uma orientação do Ministério Público do Trabalho e internalizamos esses serviços na Prefeitura. Assim, proporcionamos mais segurança para o trabalhador, já que em um emprego público, mesmo regido pela CLT, não se pode demitir sem justa causa”, afirma a secretária municipal de Recursos Humanos, Meroujy Cavet.

“Tratamos a ação dos agentes de saúde e de combate às endemias como estratégica para a atenção primária e para a vigilância em saúde. Agora, gradativamente, esses serviços deixarão de ser terceirizados”, completa o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton.

O concurso

O concurso será conduzido pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná e o edital pode ser consultado pelo site www.nc.ufpr.br. A taxa de inscrição de R$ 50 deverá ser paga até 6 de novembro. Os candidatos devem ter ensino fundamental completo e pelo menos 18 anos. Para concorrer ao cargo de agente de saúde também é preciso residir na área de abrangência do distrito em que o candidato deseja trabalhar.

Serão reservadas a pessoas com deficiência seis vagas do total aberto para agentes de combate às endemias e 10 das vagas para agentes de saúde.

Prova

O processo seletivo será composto por três etapas: prova de conhecimentos, prova de títulos e exame médico admissional. O primeiro teste será aplicado em 13 de dezembro de 2015 e o candidato terá quatro horas, com início às 9h, para responder 40 questões de múltipla escolha. As portas de acesso ao local de prova serão fechadas às 8h30.

O candidato deve levar caneta esferográfica com tinta preta; lápis ou lapiseira; borracha; comprovante de ensalamento e documento oficial com foto. O resultado da primeira fase e a convocação para a prova de títulos serão conhecidos em 15 de janeiro de 2016.

Na segunda etapa, será avaliado o tempo de serviço no cargo pleiteado. Os documentos deverão ser entregues em envelope ao Núcleo de Concursos entre 8h30 e 17h30 dos dias 18 e 19 de janeiro de 2016. O resultado dessa etapa sairá em 29 de fevereiro de 2016 e os aprovados serão convocados para fazer o exame admissional conforme agendamento.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.