Araucária

Prefeitura de Araucária irá instalar Lombadas Eletrônicas nas ruas da cidade

Até o fim do mês de fevereiro, a Prefeitura de Araucária vai iniciar a implantação de controladores eletrônicos de velocidade em vias da cidade. O uso de radar móvel servirá para obter informações e estatísticas que vão auxiliar na definição dos pontos mais críticos onde os controladores eletrônicos fixos são mais necessários. A medida não busca estimular multas, mas conscientizar os condutores para que respeitem o limite de velocidade e também garantir a segurança no trânsito com melhoria no fluxo de veículos.

A preocupação com um trânsito mais seguro (e isso inclui a questão da velocidade) é constante entre os moradores. Por isso, a Prefeitura, por meio do Departamento de Trânsito, tem realizado estudos para atender a demanda nesta área. Os controladores eletrônicos de velocidade são um meio de coibir abusos de velocidade e garantir a mobilidade na via com segurança. As notificações (passíveis de multa) só ocorrem para o veículo que não respeita o limite de velocidade no trecho.

Recentemente, a Prefeitura começou um processo de retirada de lombadas em alguns trechos da cidade. A medida visa facilitar o fluxo de veículos, principalmente os de serviço de emergência que hoje têm dificuldade de chegar com agilidade a determinados pontos da cidade (sem falar nos danos causados aos veículos pelo excesso de lombadas e às estruturas das construções próximas). A retirada de lombadas não deve ser entendida como um incentivo ao aumento da velocidade já que práticas ilegais no trânsito continuarão a ser combatidas.

Última opção – Apesar do hábito comum em várias cidades de cobrir as vias de lombadas, do ponto de vista técnico, a implantação delas é tida como a última solução para a via. A resolução nº 600/2016, do Conselho Nacional de Trânsito, trata a lombada como um meio para reduzir a velocidade de forma ‘imperativa’ onde estudos apontam o risco de excesso de velocidade “e onde outras alternativas de engenharia de tráfego são ineficazes”.

 

SMCS – Imagem INTERNET

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.