Araucária

Prefeitura de Araucária inaugura novo local de atendimento pedagógico a alunos com Autismo

Na sexta-feira (06), a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), realizou a inauguração do novo espaço do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD). O Centro, vinculado à SMED, é referência em atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como Autismo, e Transtornos de Conduta (TC). O novo local do CMAEE-TGD fica à avenida Archelau de Almeida Torres nº 1411, na mesma quadra da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres.

O secretário municipal de Educação Henrique Rodolfo Theobald explicou que o processo para mudança do local do CMAEE-TGD começou no ano passado visando atender à constatação da grande demanda que surgia e contou com apoio do Conselho Municipal de Educação. “Tudo o que for necessário, estamos tentando realizar”, garantiu o secretário a pais, alunos e profissionais da Educação durante a inauguração. A coordenadora do Centro Marília de Fátima Cordeiro Ribeiro destacou o apoio da Prefeitura e lembrou que esta conquista é soma do esforço de muitas pessoas e há muito tempo.

Francisca Rodrigues Silva é mãe de um aluno atendido no CMAEE-TGD desde 2012. Ela conta o espaço “não tem comparação” em relação aos anteriores. “Eu não sei como seria se não tivesse o CMAEE-TGD. Hoje são mínimas as dificuldades dele. Nós [pais] precisamos do apoio que eles [profissionais do CMAEE-TGD] dão. A gente reconhece que o atendimento é muito bom”, afirmou a mãe.A cerimônia de inauguração contou com apresentação da Banda Municipal Marcial e a apresentação de pais que cantaram o “Hino do Autista”.

Referência – Desde 2011, a Prefeitura de Araucária mantém este centro educacional especializado voltado para alunos com Autismo e Transtorno de Conduta. O Centro, tido como referência para outros municípios, é parte de um conjunto de ações da Prefeitura para dar o suporte necessário a esses alunos no ensino regular. No CMAEE-TGD, o foco do trabalho é exclusivamente pedagógico e busca desenvolver a comunicação e interação social dos alunos. Em média, um aluno com autismo frequenta o Centro duas vezes na semana, em período de contraturno escolar. No local, os profissionais utilizam metodologias variadas que levam em conta a necessidade e o perfil do aluno. O trabalho realizado no local tem como objetivo trabalhar as sensações, a concentração e o trabalho em grupo (interação). O CMAEE-TGD atende a alunos a partir da educação infantil.

Há um ano, eram 76 alunos atendidos pelo CMAEE-TGD em período de contraturno escolar; hoje 177 inscritos. O forte aumento na procura pelo atendimento pedagógico levou a Secretaria Municipal de Educação a ampliar o número de turmas. A grande procura por inscrições no CMAEE-TGD pode ser explicada pelo diagnóstico cada vez mais precoce do TEA. Seja dentro das estruturas da Educação ou da Saúde, o trabalho de investigação tem confirmado novos casos cada vez mais cedo.

Apoio – Já na sala de aula do ensino regular, o aluno com Autismo pode contar com um profissional de apoio para lhe auxiliar na rotina escolar (mediante avaliação criteriosa da necessidade). O aumento surpreendente no número de alunos diagnosticados com autismo tem feito com que a Secretaria Municipal de Educação se empenhe ainda mais para garantir esse tipo de apoio a todos que, de fato, precisarem. Outro especto importante neste trabalho é o professor “itinerante”. Cabe a este profissional fazer o contato entre o CMAEE-TGD e a unidade escolar visando manter as duas instituições bem informadas sobre a rotina, as necessidades e o desenvolvimento de cada aluno acompanhado.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.