
A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), concluiu a formação de três cursos profissionalizantes: Assistente de Controle de Qualidade, Almoxarife e Operador de Processos de Produção. A parceria com o Senai Araucária nesses três cursos resultou em um total de 58 formandos. Conforme relato deles, a formação deu novas perspectivas de trabalho e de futuro. Os participantes foram encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outros serviços da SMAS.
Na área de Assistente de Qualidade, a formação foi de 180 horas no Senai de Araucária e 18 formandos. Gabriele Baptista Antunes, 16 anos, moradora Dalla Torre, foi uma desse grupo. Ela conta que não tinha nenhum conhecimento sobre esse assunto e que o curso mudou a sua forma de ver até as ações de sua rotina, como a escrever com mais qualidade e a pensar mais nos detalhes do crochê que faz. A formanda também revelou que era ansiosa e aprendeu a trabalhar melhor em equipe.
João Cleyton Viana, 17 anos, morador do Palomar foi outro que aproveitou a oportunidade de adquirir conhecimento. Ele se formou no curso de Almoxarife. O jovem revela que gostou, principalmente, da parte de matemática básica. Ele contou ainda que gostaria de arrumar trabalho na área e fazer outros cursos. Milena Rosa, 18 anos, mora no Capela Velha, é outra formada que pensa em trabalhar na área do curso que fez: Operador de Processos de Produção. Ela comentou que “descobriu algo novo”. “Achei que ia ser chato, mas gostei bastante”, avaliou a jovem.
smcs