Araucária

Prefeitura de Araucária entregará novos CMEIs e ampliações neste 1º semestre

O ano de 2018 começou com boas perspectivas quando o assunto é a ampliação de vagas na educação infantil de Araucária. Após anunciar a redução em cerca de 80% na fila de espera (em apenas um ano) para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), confirmou a entrega de novas unidades e a ampliação de mais duas delas ainda neste semestre.

A região do Capinzal está prestes a ganhar um CMEI amplo e moderno. Os serviços estão em fase de acabamento. Atualmente, o CMEI local funciona em um espaço locado. Em vez de 43 (número atual), o novo espaço passará a atender até 130 crianças da região. No Jardim Hermon e no Jardim Esperança as estruturas impressionam pelo porte. O CMEI do Jardim Hermon passará a atender a até 138 crianças e a unidade do Esperança até 276 crianças (da região do Gralha Azul e Planalto).

O antigo prédio da Escola Elírio também está passando por obras e deve virar um CMEI para até 160 vagas (infantil 4 e 5). Novos espaços em alvenaria estão sendo construídos onde havia salas de madeira. Os CMEIs Plínio e Maranhão terão ampliação. O Plínio já atende a 123 crianças e contará com mais 43 novas vagas. No caso do Maranhão já são 137 crianças atendidas e 71 vagas serão criadas. Na região do Barigui, o antigo prédio da Escola Vitorio Sfendrych abrigará um novo CMEI. Com isso, além das 52 vagas já disponíveis na região atualmente, haverá mais 50 novas vagas, suprindo toda a demanda local.

Redução da fila – O trabalho para atender a demanda por vaga na educação infantil é constante em Araucária e os resultados estão aparecendo. No início de 2017, faltavam 2.900 vagas. Agora o deficit está previsto em 513 graças a uma análise minuciosa realizada em cada uma das unidades. O trabalho realizado pela SMED inclui a análise das plantas das unidades educacionais e a presença da equipe da pasta de sala em sala para verificar a situação de cada uma delas e de como esses espaços podem ser otimizados.

Algumas turmas precisaram ser transferidas para adequar a quantidade de pessoas ao local. Outras mudanças importantes se deram na reorganização do cadastro dos alunos. No caso das turmas de infantil 4 e 5 (antiga pré-escola) o que se registra é um saldo positivo de mais de 400 vagas disponíveis.

O controle sobre os dados no cadastramento dos alunos ficou mais rígido para evitar a inscrição de quem não deveria estar na lista ou até casos de duplicidade. Com a universalização do atendimento a crianças de 4 e 5 anos, a SMED está atenta para que todas as crianças sejam matriculadas, conforme o previsto na legislação. Todas as ações referentes à lista de espera bem como os procedimentos de redução da fila são informadas ao Ministério Público local.

Os pais e responsáveis podem acompanhar a lista de espera da Educação Infantil no site da Prefeitura de Araucária. Basta acessar o link do “Cadastramento escolar” na barra de “Serviços” na página principal. Para consultar a fila de espera: CLIQUE AQUI

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.