Araucária

Prefeitura de Araucária entrega 150 mil mudas de morango e dá formação a produtores rurais

A manhã da última terça-feira (26) teve ações da Prefeitura de Araucária voltadas para os produtores de morango do município. Por meio da Secretaria de Agricultura (SMAG), a Prefeitura realizou a entrega de 150 mil mudas de morango a pequenos produtores. A entrega ocorreu na sede da SMAG. Antes disso, os produtores participaram de uma formação na Câmara Municipal sobre o cultivo da fruta.

Das 150 mil mudas entregues, 140 são da variedade San Andreas e 10 mil da variedade Camino Real. Para a maioria dos produtores, a produção de morangos serve de complemento da renda. Este é o caso da família de Aciele Catiane Szymossek. Ela conta que a família, que vive no Roça Nova e produz morango há 8 anos, tem uma produção pequena e vende para atravessador. A produção forte na propriedade da família é de repolho, milho e soja. Aciele é responsável pela produção da fruta.

Na região do Campina das Pedras, a família de Adão Duran produz grande variedade de alimentos orgânicos. Entre eles está o morango, a principal produção da família, segundo ele. O produtor conta que a fruta é comercializada em mercados, por venda direta a interessados e também é vendida para alimentação escolar.

Palestra – Minutos antes da entrega das mudas, os produtores participaram de uma palestra no Plenarinho da Câmara Municipal. Entre os temas do evento esteve informações sobre as melhores formas do cultivo da fruta. O momento também foi uma oportunidade de os produtores esclarecerem dúvidas.

O Programa de incentivo à produção de morango em Araucária, realizado pela SMAG, tem importância na diversificação de cultivos e na geração de renda no campo. A produção de morango em Araucária representa 8% do valor bruto da produção rural, segundo a Seab/Deral 2016; isso equivale a um valor de quase R$ 29 milhões. Produtores rurais podem obter mais informações sobre o programa pelo telefone (41) 3614-1530.

Data da Publicacão: 26/06/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.