Araucária

Prefeitura de Araucária dá apoio a pequenos produtores rurais

A Prefeitura de Araucária tem diversos serviços de apoio ao agricultor realizados ao longo do ano. Neste momento está em execução o auxílio à colheita, com a disponibilização de três colheitadeiras (duas contratadas e mais uma própria do município). Serão cerca de 200 produtores atendidos, com estimativa inicial de colheita de 100 mil sacos de milho grão para esse ano*

Cada produtor tem direito a 6 horas de colheita, independente do tamanho de sua propriedade. Para serem beneficiados com os serviços da Secretaria Municipal de Agricultura de Araucária (SMAG), os produtores beneficiados precisam estar inscritos no Cadastro Estadual do Produtor Rural (CadPro), fazer um cadastro na SMAG e agendar o serviço desejado. Na data marcada, a máquina realiza o serviço na propriedade.

Com uma área de cerca de 4 alqueires, o agricultor Anésio Mika sempre conta com os serviços municipais e deverá utilizar a colheitadeira em meados de abril. Morador da região rural de Formigueiro, planta principalmente soja, milho e cebola, dentre outros itens para subsistência da família. Por se tratar de pequena produção, a família não tem tantos recursos tecnológicos. Por isso, desde que a Patrulha Rural iniciou os atendimentos agrícolas na cidade, Mika inscreveu-se no programa. “Já faz muito tempo que a Prefeitura nos dá esse apoio. A plantação de milho seria inviável para nós se não houvesse o amparo na colheita. Teríamos que terceirizar o serviço, o que é bem custoso”, relata. 

Outra agricultora que utiliza os serviços de colheita, dona Sônia Vaz Torres, de 55 anos, mora na região do Capinzal. No perfil de agricultura familiar, sua propriedade produz milho, abóbora e mais alguns alimentos para consumo próprio. “Fazemos plantio direto sem mexer na terra. Esse serviço da Prefeitura é importante para todos nós da roça, não só para mim. O prefeito está sendo muito humano. Que a Patrulha Rural nunca deixe de existir, assim conseguimos ter um pouquinho de lucro para sobreviver”, agradece.

A colheita é apenas um dos serviços ofertados pelo Programa Patrulha Rural de Araucária. Há também consultoria agronômica, promoção de cursos, distribuição de mudas e sementes, além de atividades para preparo do solo (com correção da acidez do solo, silagem, aragem, máquina niveladora e outras).

* Araucária é um dos principais colocados na produção geral de grãos do estado. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, na primeira safra de milho de 2019, Araucária estava em 13ª colocação do ranking estadual.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.