Araucária

Prefeitura de Araucária começou atendimento com maquinário de silagem a produtores rurais

O atendimento a produtores rurais, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) com o maquinário de silagem, começou no mês de janeiro e deve seguir até meados de abril. Neste ano, a novidade é que a Prefeitura está com máquinas ensiladeiras auxiliares, ou seja, caso alguma das quatro máquinas então usadas apresente algum tipo de problema, outros dois maquinários adquiridos em dezembro do ano passado farão as devidas substituições.

“Essas quatro máquinas que já vinham sendo usadas desde o início do programa receberam esse reforço de mais duas, somando, assim, seis maquinários no total. Porém, entendemos que temos somente quatro, pois as novas serão usadas enquanto auxílio. Desta forma, os produtores não precisarão aguardar o conserto eventual das ensiladeiras para serem atendidos”, explicou Giselle do Prado, do Departamento Agronômico da SMAG.

De acordo com a servidora que atua no setor, as inscrições foram feitas em dezembro de 2020 e em janeiro deste ano os atendimentos já iniciaram. “Tivemos cerca de 70 inscrições de agricultores. Os atendimentos estão sendo feitos conforme os agendamentos”, informou Giselle.

Embora o serviço neste ano já tenha iniciado, as condições climáticas não estão favoráveis para acompanhamento do cronograma da secretaria. Isto porque o serviço de silagem depende da maturação do milho, além do terreno mais seco, o que está sendo comprometido neste início de ano devido ao tempo chuvoso.

LEI

A Lei n° 3327 de 2018 criou o Programa de Fomento à Ensilagem, para reserva do alimento produzido para suplementação ao gado nos meses de inverno, quando a qualidade das pastagens diminui consideravelmente. Entre os objetivos do programa, está a utilização de horas-máquina aos agricultores que não possuem trator, ensiladeira e carreta agrícola.

É válido destacar que o serviço é ofertado aos produtores com CAD-PRO (registro rural).

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.