Redação

Prefeitos da RMC avaliam positivamente resultados de decretos e discutem medidas de flexibilização

Prefeitos de várias cidades metropolitanas se reuniram nesta segunda-feira (13), em reunião organizada pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), para discutir os resultados do decreto estadual que determinou medidas mais restritivas em várias regiões do Paraná por 14 dias. O encontro também avaliou a elaboração de um documento encaminhado ao Governo do Estado com propostas de flexibilização.

O prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Assomec, Márcio Wozniack, conta que uma comissão de prefeitos foi criada e tem se reunido diariamente para pontuar ações, estudar os números da pandemia e discutir os efeitos das medidas em vigor.

“Estamos aguardando agora o posicionamento do Governo do Estado, se ele vai continuar com o decreto ou não. Se ele optar por não continuar, já encaminhados uma proposta dos prefeitos do Fórum Metropolitano de como poderia ser esse novo decreto, rumando para uma possível flexibilização para a retomada da economia”, conta Wozniack.

A avaliação sobre os resultados do decreto estadual é de que ele foi importante para alertar a população sobre a gravidade da situação e resultou em uma maior adesão às medidas propostas pelas autoridades.

Resultados positivos

As medidas restritivas já teriam tido um impacto positivo nos números da pandemia na região. “A Prefeitura de Curitiba trouxe alguns números hoje que a gente entende que são resultado também do decreto metropolitano que entrou em vigor antes do estadual. O decreto do Governo do Estado reforçou mais ainda tudo isso”, destacou o presidente da Assomec.

Tendo como base outros países que já passaram pelo pico da pandemia, a previsão dos prefeitos é de que a curva de contaminação continue crescendo no Paraná pelas próximas duas ou três semanas.

Nesta terça-feira (14), o governo estadual deve decidir pela prorrogação ou não do decreto estadual publicado no dia 30 de junho.

A expectativa da Assomec é que haja alguns ajustes nas medidas pensando na retomada econômica do Paraná. “Eu entendo que devem continuar os decretos, mas com ajustes voltados para o setor econômico. Acho que deve ter um pouco mais de regramentos para que a economia volte a funcionar em algumas cidades”, disse Wozniack.

Uma nova reunião com prefeitos do Fórum Metropolitano está marcada para esta terça-feira às 14h. O anúncio com a decisão do governo estadual sobre a prorrogação do decreto deve acontecer às 15h.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.