Paraná

Preço dos itens da ceia tem variação de até 95,24% na região

A palavra de ordem é “pesquisar” antes de comprar o panetone, o peru, o pernil e o espumante para as ceias de fim de ano. Isso porque a variação de preço de um mesmo produto pode chegar a 95,24% em diferentes supermercados de Curitiba. O levantamento foi feito pelo Disque Economia, da Prefeitura, entre os dias 7 e 11 de dezembro. É a primeira vez que o serviço, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), faz esta pesquisa. A equipe do Disque Economia percorreu 11 estabelecimentos da capital.

“Muitos supermercados fazem promoções diárias, levando a grandes variações. Por isso, é importante que as pessoas façam a comparação dos preços”, orienta Thiago Cavichiollo, coordenador do serviço da Prefeitura. Foram pesquisados 82 itens. A lista é formada panetone, peru, pernil, espumante, sidra, chocotone, aves para ceia, lombo e tender. Cavichiollo salienta que, até 21 de dezembro, o Disque Economia fará acompanhamentos diários, que estarão disponíveis em http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br.

Campeões

Entre os itens pesquisados, a maior variação foi constatada no preço do lombo, que teve quatro marcas monitoradas. A diferença chegou a 95,24%. No caso das bebidas típicas de festa, a sidra apresentou a maior diferença de preço entre um supermercado e outro: 89,70% (foram pesquisadas oito marcas, entre sidras e espumantes). Outro campeão de diferença de valor é o pernil, que apresentou uma variação de preço de 85,84% para um mesmo produto (cinco marcas foram monitoradas).

Onze fabricantes de panetones e chocotones fizeram parte do levantamento do Disque Economia. No caso dos panetones, a maior variação de preço de um determinado produto chegou a 74,93%. No caso dos chocotones, a diferença entre um estabelecimento e outro, para um mesmo produto, foi de até 64,31%.

Entre as aves para a ceia, a pesquisa do Disque Economia encontrou diferenças de até 37,45% para um mesmo item, entre as seis marcas pesquisadas. No caso do peru, a variação de um mesmo produto em diferentes supermercados chegou a 66,22% (três marcas foram monitoradas).

Em relação ao tender, a diferença entre quatro marcas chegou a 40,23% para um mesmo produto entre os pontos pesquisados. Já os espumantes monitorados apresentaram uma variação de 51,38% para um mesmo produto.

Serviço

A pesquisa de preços dos produtos das ceias de fim de ano já está disponível para consulta no site do Disque Economia (http://disqueeconomia.curitiba.pr.gov.br). Basta clicar no menu “Produtos Épocas Especiais”.

 

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.