Araucária

Precisa faltar à consulta ou ao exame em Araucária? Avise a unidade de Saúde com antecedência

O morador de Araucária que precisar faltar à consulta agendada ou a um exame deve avisar o posto de saúde mais próximo da sua residência com antecedência de, no mínimo, 48 horas. Desta forma, além de comunicar a equipe que não irá, o usuário ainda colabora para que outra pessoa que aguarda atendimento possa ser chamada no seu lugar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), o índice de faltas para atendimento em algumas especialidades, por exemplo, já foi maior, mas ainda preocupa.

Para remarcar a consulta ou exame, o usuário da saúde terá que apresentar uma justificativa da sua ausência. Essas justificativas são avaliadas caso a caso por um médico auditor (de acordo com o protocolo da Auditoria da SMSA), antes de se decidir sobre o novo agendamento.

É óbvio que qualquer pessoa pode passar por situações imprevisíveis que justificam a ausência nas consultas ou exames. Mas há justificativas apresentadas à Saúde que chamam atenção: um usuário registrou que no dia da consulta tinha uma prova do Detran. Outro justificou que simplesmente esqueceu a data. Um terceiro afirmou que tinham sido agendadas duas consultas no mesmo dia. São típicas situações de ausências que poderiam ser evitadas e, em algumas delas (se avisado com a antecedência recomendada), outro usuário que aguarda atendimento poderia ter sido chamado pela equipe de Saúde para ser atendido.

Outro cuidado importante é que o usuário mantenha os seus contatos atualizados junto à unidade de Saúde. A unidade utilizará as informações cadastradas pelo usuário na hora em que precisar entrar em contato para informar sobre agendamento de consultas ou exames, por exemplo. Se as informações estiverem desatualizadas, ficará difícil realizar o contato.

Especialidades – Informações do Centro de Especialidades Médicas de Araucária (CEMO) mostram que, em junho de 2018, houve 20% de falta de usuários no atendimento na área de Nutrição (em março e abril o índice foi de 27%). Esta especialidade atualmente lidera o ranking de ausências (que podem ter diversas causas). No mesmo mês, a Urologia registrou 17% de faltas e Angiologia 16%. Em maio deste ano, a Endocrinologia registrou 17% de faltas; a Oftalmologia teve 20% de ausência em abril.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.