Paraná

Por causa da greve, Paraná pede prorrogação para inscrição no Enem

noticia_571537_img1_10f1interA Secretaria de Estado da Educação do Paraná encaminhou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que as inscrições para o exame sejam prorrogadas no Paraná. Segundo a secretaria, o estudante paranaense acabou prejudicado com a greve dos professores da rede estadual — encerrada nesta semana — e por isso muitos perderam o prazo.

“Fizemos essa solicitação para que esses estudantes não saiam prejudicados e possam fazer a prova do Enem”, afirmou a superintendente da Educação, Fabiana Campos. Ainda não houve um retorno do ofício encaminhado para o Inep. As inscrições para o Enem terminaram no dia 5 de junho.

Ontem, a secretaria também divulgou os critérios que devem ser usados na reposição das aulas perdidas durante a greve — foram 49 dias letivos de paralisação. Está aberta a possibilidade de aulas aos sábados, conforme a disponibilidade de transporte escolar, mas não será permitida a sexta aula, por exemplo. Janeiro será reservado às férias e a data limite para encerramento do ano letivo de 2015 é 7 de março de 2016.

Na quarta-feira, a APP-Sindicato havia proposto a sexta aula para evitar que a reposição avançasse sobre os meses de 2016. A proposta do sindicato dos professores era de aulas de 40 minutos ao invés de 50.

“A sexta aula é inviável porque assim não seriam cumpridos os 200 dias letivos, como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases. Além disso, há professores que dão aulas em mais de uma escola e a questão da limpeza. Tem que haver tempo hábil para isso”, esclarece a superintendente da Educação, Fabiana Campos.

Vestibulares — A Secretaria de Educação também entrou em contato com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) solicitando que as universidades estaduais adiem as datas dos vestibulares. Na conversa com a Apiesp foi solicitado, ainda, que as instituições de Ensino Superior aguardem um pouco mais para receber a documentação dos alunos que vão concluir o Ensino Médio.
A solicitação é para que os estudantes possam fazer os vestibulares e, caso sejam aprovados, tenham um prazo a mais para apresentarem os históricos escolares, pois a conclusão efetiva e lançamento das notas finais deverão ser feitas somente em fevereiro de 2016.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.