Araucária

População pode participar da elaboração do Plano de Saneamento de Araucária

Para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico a Prefeitura conta com a participação da população. Por isso, está disponível no site um formulário (clique aqui) que pode ser preenchido por todos os moradores que quiserem participar. Informações sobre como estão funcionando os serviços de saneamento básico (água, esgoto, lixo e drenagem), sugestões e críticas são bem-vindas.

“É importante que a população participe, pois assim vamos conhecer a real necessidade do município e saber se o Plano de Saneamento a contempla. Dessa maneira será possível atender e melhorar as condições de saneamento de Araucária”, explicou o presidente do comitê executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico, Hélio Luis Bzuneck, da Secretaria de Meio Ambiente.

Reuniões

O Plano de Saneamento é composto por sete produtos. Cabe ao comitê executivo, que é formado por técnicos da Prefeitura (das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Assistência Social, Obras, Planejamento, Saúde e Urbanismo) e da Sanepar, analisá-los e aprová-los antes de disponibilizá-los para consulta popular.

Por isso, o comitê reúne-se semanalmente. Durante a última reunião, realizada na manhã de hoje (23), foram discutidos os documentos que compõem o produto número 4, dos programas, projetos e ações. A previsão é que em julho seja concluída a análise dos sete produtos e em agosto seja organizada uma audiência pública. O resultado final será o projeto de lei que será encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores e sanção do prefeito.

Plano de Saneamento

Saneamento básico é o conjunto de medidas tomadas para garantir o abastecimento de água, coleta, transporte e tratamento de esgoto, manejo de águas pluviais e de resíduos sólidos, serviços considerados essenciais para prevenir doenças, minimizar a poluição e promover a saúde pública e ambiental.

A qualidade de vida da população e a saúde do meio ambiente dependem diretamente do sistema de saneamento básico. O Plano Municipal de Saneamento Básico é a ferramenta que define diretrizes e metas para os serviços públicos de saneamento básico e deve expressar o compromisso coletivo da sociedade em relação à forma como serão conduzidos os serviços prestados.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Tags

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.