Brasil

Ponto morto gera economia? Aditivada é melhor? Confira mitos e verdades sobre consumo de combustível

Com reajuste sobre reajuste, o jeito é tentar economizar no consumo de combustível, com algumas dicas simples. O convidado desta semana do Quadro Mitos e Verdades foi o vice-presidente da Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Paraná (Assovepar), Cesar Lançoni dos Santos. Segundo ele, a manutenção regular do carro e até a troca correta de marchas ajudam a diminuir a frequência da visita ao posto.

Confira os mitos e verdades

Peso no carro aumenta o consumo?

Verdade. Qualquer peso desnecessário aumenta o consumo. Para transporta mais peso, você vai precisar de mais energia, que é o combustível.

Pneus calibrados afetam o consumo?

Verdade. Pneu com calibragem desregulada aumenta o atrito do pneu com o asfalto, aumentando o consumo. Pneu com baixa calibragem também acelera o desgaste e deforma o pneu.

Gasolina aditivada melhora o consumo?

Verdade. Essa é a informação passada pelos fornecedores, embora o percentual seja muito pequeno.

Ar-condicionado aumenta consumo?

Verdade. Apesar disso, nos carros mais modernos, o aumento é pequeno, porque foram feitos mecanismos para se usar pouca energia do motor. Nos carros mais antigos, esse consumo é maior.

Parado com o ar-condicionado ligado, aumenta consumo?

Verdade. Tá parado, motor ligado, tá gastando, mas tem o conforto do ar-condicionado. Aí é uma questão de escolha.

Carro em ponto morto melhora o consumo?

Mito. Os carros modernos têm injeção eletrônica e os módulos de compensação do carro já ajustam automaticamente para o consumo zerar quando você não acelera.

Andar com vidro aberto aumenta consumo?

Verdade. Pode ocasionar, porque o carro foi projetado para ser usado com os vidros fechados. A melhor performance de aerodinâmica é com o vidro fechado.

Devo usar gasolina em uma viagem?

Mito. Você deve avaliar o consumo do teu carro. Porque no etanol, quando o motor do carro está quente, a média de consumo melhora. Em uma viagem, a temperatura se mantém nivelada e o etanol tem a sua melhor perfomance. Você tem que ir mais pelo cálculo do valor por litro.

Utilizar sempre a reserva pode afetar o consumo?

Mito. Desde que não acabe o combustível, não tem problema você andar na reserva, o problema é acabar o combustível. Não se deve andar na reserva por questões de segurança e problemas mecânicos.

Manter um hábito de abastecimento, sempre no mesmo posto, afeta o consumo?

Mito. Desde que o combustível tenha qualidade padrão, isso é mito. Agora se você abastece em um posto em que o carro sai falhando, aí vai afetar obviamente.

Qualidade do óleo lubrificante afeta o consumo?

Verdade. O óleo do motor deve ser aquele recomendado pelo fabricante. Um óleo muito grosso pode prejudicar o desempenho do motor.

Esticar a marcha afeta o consumo?

Verdade. Usar o carro com giro acima do necessário, gera um cosumo desnecessário. Não se deve forçar a marcha.

Procurar trecho de retas é melhor para o consumo?

Verdade. Pensar no itinerário é importante. Buscar trechos de retas, uma pista nivelada, sem curvas ou subidas, é a melhor opção. Quanto menos esforço você exigir do carro, melhor é o seu consumo.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.