Paraná

Policial salva recém-nascido com parada respiratória que tinha se engasgado com leite

Um bebê de 7 dias teve parada respiratória na noite desta segunda-feira (19) e foi salva por um soldado da Polícia Militar (PM), no bairro Prado Velho, em Curitiba. O bebê teria se engasgado com o leite e o soldado Zapszalka, estava lotado na 1ª Companhia, que fica no Passeio Público, imediatamente correu para o módulo. A criança teria ficado quase 3 minutos sem respirar e foi salva após procedimentos de primeiros socorros.

A família mora na Vila Torres e a mãe de 26 anos notou que a criança estava sem respirar, após a amamentação. Desesperados, a família correu para pelas ruas em direção ao módulo da 5ª Companhia da Polícia Militar, em frente a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Pelo rádio, policiais pediram ajuda aos que estavam na 5º Companhia. Nessa, estava o soldado Zapszalka, conhecido por ser experiente na área de primeiros socorros. “Ela estava sem respirar porque tinha broncoaspirado o próprio leite. Junto com meus amigos fizemos manobra de reanimação e, em poucos segundos, a criança voltou. Coloquei a cabeça dela sobre a palma da minha mão, de costas, dei três tapinhas, mas ela não voltou. Fiz novamente e quando a olhei novamente, tinha vomitado todo o leite”, descreveu.

O soldado contou à Banda B que a experiência em primeiros socorros veio após um curso de socorristas realizado em Ponta Grossa pelo 2º GB, em 2011. “A responsabilidade é muto grande, é uma vida, a esperança de um pai que entrega a maior felicidade dele nos nossos braços. Ele me olhou e disse ‘salva minha filha’, isso realmente me deixa emocionado”, finalizou o soldado.

A criança foi levada ao Hospital Pequeno Príncipe, no bairro Água Verde, para procedimentos padrões e liberada em seguida.

 

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.