Araucária

Planejamento dos recursos hídricos evita risco de racionamento em Araucária

32_agua-700x466A disponibilidade de água em qualidade e quantidade é um dos fatores que limitam o desenvolvimento dos municípios. Em Araucária, de acordo com a Sanepar, não há risco de racionamento de água mesmo que, hipoteticamente, não chova por alguns meses nas bacias das represas, o abastecimento da cidade não seria afetado.

Essa condição foi possível graças a um planejamento feito pela empresa responsável pelo saneamento que construiu grandes reservatórios que estão com alto volume de água armazenada.

No município, as represas do Rio Passaúna e do Rio Verde são áreas de Proteção Ambiental (APA), sendo a primeira responsável pelo abastecimento de Araucária e parte de Curitiba e a segunda principalmente utilizada pela Repar e também para abastecimento público de Campo Largo. O reservatório de Miringuava, em São José dos Pinhais, também abastece parte de Araucária na região do Costeira.

“A companhia de saneamento possui um planejamento de curto, médio e longo prazo sobre a disponibilidade dos recursos hídricos, considerando diferentes cenários de crescimento populacional e demais fatores de risco de escassez. Porém, para que a demanda seja atendida ao longo do tempo, existem investimentos que devem ser aplicados, como construção de novas barragens e de estações de tratamento de água (ETA) para abastecimento”, afirmou o engenheiro ambiental Bruno Otsuka.

Para evitar a falta de água do abastecimento público para os próximos 20 anos em Araucária e região, está em fase de implantação pela Sanepar uma nova represa de água no Rio Faxinal localizado na região do Fazendinha.

“Certamente, os técnicos têm capacidade de prever, e preveem, até quando o sistema atual pode atender o consumo sem risco de escassez. Caso esses investimentos não sejam realizados, corre-se o risco de falta d’água, como ocorreu na região de São Paulo”, disse Bruno.

Mesmo com o alto volume de água nos reservatórios, a situação atual exige que todos tomem consciência e façam sua parte em relação a preservação deste recurso natural. Para a manutenção sustentável da água é preciso o desenvolvimento constante de planejamento e utilização consciente.

Dicas de uso consciente da água:

*Reduza o tempo do banho e feche a torneira enquanto está ensaboando o corpo e lavando o cabelo;

*No banheiro, feche a torneira enquanto escova os dentes e faz a barba;

*Na cozinha, ensaboe a louça com a torneira fechada;

*Para molhar a grama ou as plantas, use um regador;

*Regule a válvula da descarga. A água usada nos vasos sanitários é potável e por isso o desperdício deve ser evitado;

*Implantação de um sistema de captação da água de chuva para ser utilizada na irrigação das plantas, lavagem das calçadas e carros;

*Faça a separação do lixo orgânico dos materiais recicláveis e coloque para a coleta pública nos dias de coleta;

*Não descarte lixo nas vias públicas e fundos de vale para evitar a poluição dos rios;

*Proteja as áreas de preservação permanente, isto é, ao longo dos rios e nascentes com o plantio de árvores;

SMCS Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.