Araucária

Piscicultores de Araucária já estão prontos para a feira do peixe vivo

A proximidade da Feira do Peixe Vivo traz boas expectativas de negócios para piscicultores de Araucária. A Feira, que este ano chega a sua 27ª edição nos dias 12 e 13 de abril, é mais um incentivo aos criadores que contam com o apoio técnico da Prefeitura durante todo o ano, independente se os peixes são para comercialização ou para consumo próprio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), o município conta com pelo menos 100 piscicultores que fazem uso efetivamente dos equipamentos e suporte técnico oferecidos para desenvolver a criação de peixes e garantir alimentação e fonte de renda. A Prefeitura tem à disposição dos criadores (mediante agendamento) uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira que auxiliam na construção e na manutenção de tanques.

O apoio da Prefeitura também se dá na hora da aquisição dos alevinos (peixes recém-nascidos). Com o incentivo à compra em grande escala, os piscicultores pagam bem menos pelos alevinos e economizam no transporte já que, em vez de ir ao fornecedor, eles podem retirar a encomenda nas dependências da SMAG, que recebe a carga e organiza a entrega. Izidoro Lascos, morador da Colônia Ipiranga, é um dos criadores que retira os alevinos na SMAG. Na última entrega ele foi retirar a encomenda de 500 alevinos de carpa capim e 500 de carpa cabeçuda. Para ele, que há 20 anos cria peixes, o apoio da Prefeitura é importante porque reduz custos para o criador.

Desde a 1ª Feira – Outro morador da Colônia Ipiranga, José Bochenek pode falar do apoio à piscicultura no município como poucos. Isso porque ele participa da Feira do Peixe Vivo desde a sua 1ª edição. Também com o apoio da Prefeitura para a criação, o piscicultor conta que costuma comercializar, em média, 1 tonelada de peixes durante o evento e que, por não ter atravessador, o lucro dos criadores com a venda na feira é maior.

Quem vai participar pela 3ª vez da Feira do Peixe Vivo é Vicente Borkowski. O morador do Campina das Pedras é outro beneficiado pelo atendimento técnico voltado à piscicultura. Ele conta que ampliou a criação de peixes há pouco tempo e que nas duas edições anteriores que participou vendeu, em média, 1 tonelada.

A 27ª Feira do Peixe Vivo ocorre no Parque Cachoeira nos dias 12 e 13 de abril e, além da venda de peixes, terá artesanato, recreação, praça de alimentação e parque de diversão.

 

Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.