Brasil

Picape do Duster surge em versão final e estreia até novembro

A Renault enfim revelou a versão final da picape do Duster. A Oroch, exibida pela primeira vez sob a forma de conceito no Salão de São Paulo de 2014, será produzida em São José dos Pinhais e chegará às lojas até novembro deste ano – a marca trabalha, inclusive, para lançá-la em outubro.

O modelo é o destaque no estande da marca no Salão de Buenos Aires, que abriu suas portas nesta quinta-feira para a imprensa, e a partir desta sexta-feira (19) até o próximo dia 28 receberá visitantes de toda a América do Sul.

A Oroch é primeira do gênero fabricada pela marca francesa e estreará um segmento sem concorrentes, o de picapes compacto-médio. Desenvolvida no Brasil e tendo como público alvo a família e também as empresas, ela terá cabine dupla, quatro portas e espaço para até 5 pessoas. Irá se posicionar num intervalo entre as picapes pequenas (Fiat Strada e VW Saveiro) e as grandes (Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, entre outras).Virá equipada com suspensão multilink no eixo traseiro e estreará primeiro apenas com tração 4×2 – a versão 4×4 só em 2016. Para ganhar a caçamba, o entre-eixo foi aumentado em relação ao suvinho compacto.

A motorização será a mesma do Duster: os blocos flexíveis 1.6 e 2.0, que rendem 115 e 148 cv, respectivamente. Os câmbios serão manuais de cinco (1.6) ou seis velocidades (2.0). Para o próximo ano, quando chegam as versões mais caras, o modelo terá a opção da transmissão automática de quatro marchas e da também tração integral (4×4), novamente emprestando os pacotes do Duster.

Apesar de a Renault não revelar mais detalhes, estima-se que a capacidade de carga fique próxima a 650 kg, com 683 l de volume.

Por fora e por dentro

De frente, a Oroch exibe o fucinho do Duster. A grade dianteira é a mesma, com uma faixa horizontal dupla em preto brilhante e o logo Renault em destaque ao centro.

O farol traz elementos internos divididos como na linha atualizada do SUV compacto. A única diferença está no para-choque, que na picape recebeu um chamativo aplique na cor prata, com a tomada de ar centralizada.

A partir a coluna C tudo é novo: a caçamba traz barras de apoio que se unem ao teto por peças que imitam um santantonio, além do rack. Já as lanternas exibem um desenho novo, muito parecido com as do conceito mostrado no Salão de São Paulo – o desenho interno foi modificado.

O interior da cabine é idêntico ao do Duster, até mesmo nos comandos de ajuste do retrovisor, que seguem posicionados sob a alavanca do freio de mão.

Entre os itens de série, destaque para o piloto automático com limitador de velocidade e controle de cruzeiro, sensor de estacionamento e sistema de entretenimento MediaNav Evolution, que já equipa a linha 2016 de Duster e Sandero Stepway e conta com uma tela de sete polegadas. O sistema pode acessar redes sociais e passar informações em tempo real sobre o trânsito em algumas cidades brasileiras.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.