Araucária

Petrobras fecha contrato de fornecimento de gás natural para UTE Araucária

As empresas UEG Araucária e Petrobras fecharam no último dia 11 de outubro um contrato de compra e venda de gás natural, na modalidade interruptível, para geração de energia elétrica na UTE Araucária (PR – 469 MW). O acordo comercial, que cobre o período iniciado no próprio dia 11 indo até 30 de novembro deste ano, perfaz um volume máximo diário de até 2.190.000 m³/dia.

De acordo com a Copel, o contrato reduz os custos variáveis da usina e a coloca em um patamar abaixo do Custo Marginal de Operação do setor elétrico, o que viabiliza sua possível operação. A Copel é sócia majoritária da UEG Araucária com 80% de participação, com os demais 20% detidos pela Petrobras – fornecedora do gás natural.

“A não incidência de cláusula take or pay no contrato não impõe risco à UEG Araucária, caso as condições do Sistema Interligado Nacional não sejam adequadas ao despacho da UTE Araucária”, informa a Copel. A usina opera na modalidade merchant (sem contratos de comercialização para venda da energia gerada), nas situações em que o CMO supera o CVU do empreendimento ou quando solicitada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

 

CANAL ENERGIA

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.