Brasil

Pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros é a favor do horário de verão

Após o anúncio de que o governo federal irá manter o horário de verão da mesma forma como vem ocorrendo nos últimos anos,  a polêmica entre a turma contra e a favor da medida continua tomando conta das redes. O governo chegou a anunciar que estudava fazer uma enquete para saber a opinião dos brasileiros, mas a decisão foi tomada antes disso. De qualquer forma, antes da decisão tomada, o Instituto Paraná Pesquisas foi ouvir o que as pessoas pensam sobre o tema. O resultado da pesquisa mostrou que manter o horário de verão agrada a maioria.

Segundo o instituto, 53,7% dos brasileiros são a favor de perder uma horinha de sono e adiantar os relógios uma vez por ano. Os que são contra somam 38,4%. Não souberam ou não opinaram 7,9%.

A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 25 de setembro (antes do anúncio final de manutenção do horário) com 2.804 brasileiros. Ao levantamento foi realizado a partir de questionário ONLINE com representatividade do território nacional e atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0%.

Os ponteiros do relógio terão que ser adiantados em uma hora a partir do próximo dia 15 de outubro de 2017. O horário de verão durará até 17 de fevereiro do ano que vem. A medida visa economizar energia nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do País.

Consumo

Estudos realizados pelo Ministério de Minas e Energia apontam, no entanto, que o horário de verão não proporciona economia de energia. Isso se deve principalmente à popularização dos aparelhos de ar condicionado, item que consome muita energia.

O pico de demanda atualmente ocorre no início da tarde, entre 14 horas e 15 horas, quando a temperatura está mais alta.

No passado, o “vilão” da conta de luz era o chuveiro elétrico e o momento de maior demanda ocorria entre o fim da tarde e o início da noite, entre 17 horas e 20 horas.

 

BANDAB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.