Brasil

Pesquisa encontra vírus da zika em pernilongo comum

Uma pesquisa da Fiocruz em Pernambuco identificou a presença do vírus da zika no mosquito Culex quinquefasciatus, o pernilongo comum. O resultado do trabalho foi divulgado pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo. Pesquisadores infectaram 200 mosquitos analisaram glândulas salivares e aparelhos digestivos dos insetos.

Os resultados ainda são preliminares, e é preciso checar se os mosquitos podem ser infectados em ambientes naturais e se conseguem transmitir a doença aos seres humanos. O estudo vai ser concluído, segundo o jornal, em até oito meses. “A gente viu que existe uma facilidade na infecção e uma facilidade da disseminação do vírus para a glândula salivar, mostrando que o vírus conseguiu escapar de algumas barreiras do mosquito”, disse Constância Ayres, entomologista e coordenadora da pesquisa, ao jornal.

A inquietação surgiu ao perceberem que na Micronésia Francesa, em 2007, quando foi registrado o primeiro surto da doença, havia uma população ínfima de Aedes aegypti, mosquito que é o vetor da doença no Brasil, e uma infestação preocupante de Culex. “Em ambientes silvestres foi encontrado o vírus zika em outros tipos de aedes e no Culex. Por que na área urbana haveria apenas um vetor? É isso que queremos entender”, afirmou Ayres à reportagem, em janeiro. “Ao contrário do Aedes aegypti, o Culex coloca seus ovos em água suja, como fossas e esgoto. Então, será preciso priorizar o saneamento básico em todo o país”, disse a pesquisadora na ocasião.

O pernilongo tem hábitos distintos do Aedes, o que, segundo Ayres, aumentará a necessidade de a população redobrar os cuidados para não ser infectada. “Enquanto o Aedes aegypti se alimenta do sangue humano durante o dia, o Culex faz isso à noite”, disse.

 

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.