ParanáPolícia

Patrulha do Sossego apreende dezenas de carros e aparelhos de som no Litoral do Paraná

Pelo menos 20 carros já foram apreendidos em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba nas Aifus, as Ações Integradas de Fiscalização Urbana, da Polícia Militar, desde o início do feriadão. A iniciativa, que busca combater a perturbação do sossego e garantir mais segurança, faz parte da operação Litoral Seguro, deflagrada na noite da última sexta-feira (4). Além dos veículos, que foram recolhidos por irregularidades de trânsito, 51 Termos Circunstanciados por infração penal também foram lavrados, segundo o major Olavo Vianei Nunes.

“Cada encaminhamento para lavratura do termo circunstanciado é um conjunto de som que é apreendido; Têm carros que a gente consegue tirar a caixa de som e o módulo; em uma casa, a pessoa está com uma caixa de som nos ambientes externos, então se apreende a caixa também”, afirma.

A fiscalização tem como alvo tanto os veículos com som alto quanto os imóveis alugados para festas e os estabelecimentos comerciais com música ao vivo ou mecânica. De acordo com o major, a situação mais complicada, por enquanto, é na cidade de Guaratuba.

“O trabalho da patrulha do sossego faz parte de uma operação maior da Polícia Militar para fiscalizar e coibir o uso de aparelhos de som que produzem ruído acima do tolerável pela lei ambiental ou pela lei de trânsito; são objetos de apreensão, existe uma autuação cartorial mediante um termo circunstanciado pra responsabilização na esfera penal; esse termo vai ao Judiciário, há uma transação penal, não havendo a ação penal, segue a ação fiscal; ao final o proprietário infrator pode ter esse bem expropriado, se for absolvido ele tem o bem recuperado; a rigor, é isso que acontece”, explica.

Em Guaratuba, até agora, foram 12 apreensões de veículos, 29 Termos Circunstanciados e 30 autos de infração de trânsito. Já Pontal do Paraná soma três carros recolhidos, 16 TCs e quatro infrações. Matinhos, por último, registrou cinco veículos apreendidos, seis termos e nove infrações. A operação Litoral Seguro continua até esta terça-feira (8).

(Informações da BandNews FM Curitiba)

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.