Araucária

Participantes do Garoto Cidadão fazem apresentações nos ônibus em Araucária

Participantes do Projeto Garoto Cidadão de Araucária fizeram algumas apresentações e intervenções artísticas nos ônibus e no terminal de Araucária durante a semana. O grupo chamou a atenção, emocionou e despertou a curiosidade de muita gente sobre o projeto.

Interpretando personagens como Sílvio Santos, Faustão e Frida Kahlo, os garotos improvisaram interações com os transeuntes. Músicas conhecidas, como Asa Branca, foram tocadas com violino, violoncelo, flauta doce, flauta transversal, clarinete e bongô.

A atividade “Um minutinho da sua atenção” foi lançada convidando os passageiros a se desligarem do mundo da tecnologia, desviando um pouco do foco geralmente dado apenas ao celular. As linhas de ônibus escolhidas foram algumas que circulam próximo ao bairro do projeto: Circular Olímpico, Tropical, Pequim e também: Santa Regina, Gralha Azul e Shangrilá.

“Através da arte produzida pretendemos instigar os usuários do transporte coletivo a saírem do mundo virtual ainda que por alguns instantes, momento no qual o transporte coletivo se transformou em uma ferramenta de comunicação artística”, explica a coordenadora do Garoto Cidadão de Araucária, Lena Inocêncio.

Frequentando o projeto há 2 anos, Jaqueline Wrubleski, de 14 anos, mostrou muita confiança e habilidade com o violino durante as apresentações. Ela estava vestida de Frida Kahlo e disse ter amado a experiência. “A gente nunca tinha se apresentado em um ônibus antes. Achei muito legal. A cada dia temos uma experiência nova no projeto. Quando eu entrei só sabia algumas músicas bem fáceis de tocar e agora já sei várias e mais complexas”, comenta a participante.

A colega de Jaqueline, Letícia Silveira, de 13 anos, contribuiu apresentando-se com a flauta transversal. Há um ano no Garoto Cidadão, ela diz que não sabia nada de música e seu interesse por essa forma de arte surgiu com os educadores do projeto. “Eles mostram os instrumentos, como são, as diferenças principais de cada um e escolhemos o que mais nos identificamos para aprender”, complementa Letícia.

Todo o cenário produzido e apresentado nos ônibus mexeu com a imaginação de quem parou para apreciar a atração. A diarista Lucila de Souza, de 50 anos, acompanhou uma das intervenções enquanto aguardava o ônibus para o Capinzal e se emocionou. “Esse projeto é muito bom, minha filha está há 3 semanas participando, e, vendo essas crianças já imagino como ela pode estar daqui algum tempo”, relata Lucila, mãe da Ketlin, de 14 anos.

Sobre o Garoto Cidadão

O Projeto Garoto Cidadão funciona em Araucária em parceria firmada entre a Fundação CSN e a Prefeitura do município. A iniciativa atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social entre 6 a 16 anos, com atividades socioculturais no contra turno escolar.

Durante o tempo de permanência no projeto, os educandos têm aulas de música, teatro, dança, artes visuais, além de inclusão digital e desenvolvimento de habilidades e competências, com pedagogia diferenciada – com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico e comunicação e expressão.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.