AraucáriaEsportes

Paranaense de Karatê reuniu 470 atletas em Araucária

Chutes altos de extrema rapidez, socos, quedas e finalizações aconteceram no nível mais alto em que se poderiam atingir, durante a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Karatê, que aconteceu no Ginásio Joval de Paula Souza, no Parque Cachoeira, no último sábado (20). A competição que é promovida pela Federação Paranaense de Karatê em parceria da Prefeitura de Araucária por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer reuniu equipes e atletas de todo o estado.

A abertura do evento foi realizada pontualmente às 9h00, com a presença de membros da Federação, da autoridade representante da Secretaria de Esporte, o diretor geral Idu Marcelo Blaszczak, técnicos, atletas, familiares e público espectador que ao todo somou-se ao longo do dia mais de mil pessoas. Todos direcionados para as bandeiras de Araucária, do Paraná e do Brasil, cantaram o hino nacional. Em seguida foram feitas algumas declarações, o juramento do atleta Wesley Camargo do Nascimento e como parte de apresentação, os capoeiristas do município fizeram um show de saltos e acrobacias para diferenciar as atividades oficiais e mostrar a cultura desta modalidade.

O técnico de Karatê de Araucária, João Carlin Ferreira Padilha, parabenizou a apresentação da capoeira e disse que é muito bom trocar experiências com outros mestres de outras modalidades de luta, como a capoeira, reverenciando o C. Mestre Canarinho, técnico e atleta de capoeira também da casa, o Marcelo Isaías Sampaio e toda a equipe. “Em Araucária não há rivalidade entre as modalidades de luta e conseguimos valorizá-las e manter a harmonia entre elas”, disse João Carlin.

O diretor geral da Secretaria de Esporte, Idu M. Blaszczak, que fez parte da solenidade de abertura e prestigiou o evento, falou da importância da competição para Araucária, que vem sendo há anos referência para o país na modalidade e parabenizou o trabalho dos técnicos locais, João Carlin e Leodoro Caetano, pela capacidade técnica e o desenvolvimento social que exercem na comunidade através das escolinhas esportivas espalhadas pelo município. “Desejo a todos os atletas uma ótima competição”, finalizou Blaszczak.

Durante a manhã, realizou-se em maior quantidade a categoria de kata, que é uma demonstração individual de forma do karatê. Na parte da tarde aconteceram as disputas do kumite, luta na qual o atleta golpeia seu oponente com socos, chutes, quedas e finalizações.

RESULTADOS

O técnico de Araucária, Sensei João Carlin, acredita que “Araucária está entre as três primeiras colocadas na classificação geral pela quantidade de medalhas conquistadas”, afirmou ele. Porém, ainda não há como saber a colocação oficial, pois os resultados da Federação Paranaense de Karatê não foram divulgados até o fechamento dessa matéria.

Um exemplo de karateca destaque da nova geração de Araucária é Wesley Camargo do Nascimento, que planejava sua ação de acordo às regras da modalidade. Ele contou que pretendia efetuar bastantes chutes durante a luta, pois “conta mais pontos”. A estratégia deu certo e com a rapidez e golpes precisos de um campeão Panamericano que é, medalhou e somou pontos para que Araucária obtenha um bom saldo final.

O município sede da competição participou com 65 atletas, tendo ao todo 470 karatecas do Estado, inscritos tanto no kata e no kumitê, de várias cidades como: São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Colombo, Paranaguá, Campo Mourão, Curitiba e Campo Largo.

Colaboração: Victor Lovato/SMEL

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.