Paraná

Paraná vive tempo seco e amplitude térmica alta; como fica a saúde?

Desde o início desta semana, o Paraná tem passado por dias de grande amplitude térmica — diferença entre as marcas mínimas e as máximas — além da umidade relativa do ar ter ficado mais baixa. As duas condições são preocupantes para a saúde da população. A má notícia é que esse quadro vai se estender até o final de semana, pelo menos.

Ontem, a amplitude térmica foi de 20,2ºC em Cianorte — mínima de 9,6ºC e máxima de 29,8ºC. Em Curitiba ela variou 16,4ºC entre a manhã e a tarde, de 7,1ºC para 23,5ºC. E assim aconteceu em pratricamente todas as regiões do Estado.

Ja a umidade relativa ficou próxima dos 30% em boa parte do Paraná. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera valores acima de 30% como situação tranquila para o bem estar. Na terça-feira algumas áreas no Noroeste atingiram níveis de atenção, abaixo dos 25%.

A baixa umidade e as mudanças bruscas de temperaturas provocam, além do desconforto, problemas nas vias respiratórias e, podem desencadear crises de rinite, sinusite e asma, além de infecções respiratórias, levando a pneumonias. Isso acontece porque com esse impacto de variação climática, o organismo tem dificuldade em se adaptar rapidamente.


Estágios da umidade do ar

Acima dos 30%= Normal

20% a 30%= Atenção

12% a 20%= Alerta

abaixo de 12%= Emergência

10%= Deserto

Como se proteger da baixa umidade
– Os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável

– Deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira

– Evitar o excesso de chá, refrigerantes ou café, pois estas bebidas são diuréticas. Para substituir estas bebidas, é indicado o consumo de suco de frutas, principalmente os naturais

– Evitar a prática de atividades físicas em horários mais quentes ou de umidade mais baixa, especilamente se o estado foi de alerta ou emergência

– Panos umedecidos ou bacias com água também ajudam a umidificar o ambiente

– Abacaxi, melão e melancia, que são ótimos hidratantes naturais

 

(foto: Franklin de Freitas)

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.