Paraná

Paraná vai revitalizar o Rio Iguaçu e prefeitos cuidarão das nascentes; Araucária assinará pacto

18290718

Para marcar o Dia do Rio, comemorado no dia 22 de março, duas importantes ações foram firmadas, ontem. O governo do Estado enfatizou o projeto de revitalização do Rio Iguaçu, durante um simpósio na Fiep. Já prefeitos da Região Metropolitana assinaram um pacto pela proteção dos mananciais de água.

O projeto de revitalização do Iguaçu conta com a participação de várias áreas do Governo, como Sanepar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e órgão vinculados e a Copel. No momento a fase é de elaboração do projeto e propostas de ações, que depois serão discutidas com todos os segmentos sociais por meio dos Comitês de Bacias. Hoje, o Paraná conta com 12 comitês, dois deles no Rio Iguaçu, onde também foi iniciada, de forma pioneira, a cobrança pelo uso da água.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, afirmou que o projeto para o Rio Iguaçu vai priorizar a revitalização de trechos mais urbanizados, que são os mais ameaçados. “Estamos seguros de que este projeto não é para um ou dois governos, mas um protejo da sociedade, que exigirá o compromisso deste e dos próximos governantes, com um arranjo institucional que garanta sua continuidade”, disse Soavinski.

Mananciais — O Pacto pelas Nascentes de Água da Região Metropolitana de Curitiba foi assinado por dez municípios participantes do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Região Metropolitana. O pacto foi assinado em evento realizado no Parque Guairacá, no bairro Fazendinha.

O novo compromisso tem a intenção de reforçar a necessidade de proteção das nascentes, principalmente as localizadas em área urbana. Através do pacto, o município participante se compromete em diagnosticar, classificar, preservar, conservar e valorizar as nascentes, principalmente as localizadas em área urbana, e ainda ensinar e educar a sociedade sobre a importância da conservação da natureza.

Os Municípios participantes e que assinaram o pacto são: Araucária, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul e Itaperuçu.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Um Comentário

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é exclusiva de seus autores. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. Que notícia maravilhosa saber que o nosso querido Rio Iguaçu será revitalizado, é muito bom saber que ainda temos autoridades que se preocupam em preservar o meio ambiente e todos nós devemos ter ao minimo gratidão pela natureza e saber respeitar, proteger, afinal devemos deixar que as futuras gerações possam também ter o privilégio de ver o Rio Iguaçu limpo como era antes.Parabéns pela iniciativa.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.